Administração danosa e compadrio

A gestão danosa da APRAM está a levar-nos à desgraça, estamos a deixar fugir a galinha dos ovos de ouro, com o abandono das companhias do destino Madeira, outras nem querem vir, e porquê? Segundo agentes ligados ao sector, a ameaça ao turismo de paquetes é séria e e os portos são uma condicionante ao nível de vida dos madeirenses, que  pagam os portos mais caros da Europa. Temos um porto muito mal administrado há vários anos. No que há de mais recente, temos a nova marina pronta há um ano espera de um concurso de conceção, com mais de metade desocupada sem rentabilizar rentabilizar. Pelas últimas concessões estão à espera do mesmo que anda a ganhar tudo? O Porto do Caniçal não dá lucro ou quem explora não paga ao Governo? As cinco principais administrações portuárias nacionais registaram lucros agregados de 173,7 milhões de euros entre 2010 e 2014, o que perfaz uma média anual de lucros de 34,7 milhões de euros, de acordo com dados compilados pelo Conselho Português de Carregadores (CPC). A APRAM bem gerida tem que dar lucro, não é o governo que tem de estar sempre a injectar dinheiro para pagar empréstimos de obras marítimas megalómanas que dão mau resultado mas que são excelentes para facturar por serem das mais onerosas. Por favor acordem enquanto é tempo.

Novos episódios aí vêm. Após a assinatura do contrato, mantido durante quase duas décadas em segredo, o governo regional, face à exigência por parte do concedente de indemnizações compensatórias não previstas, “desiste de cobrar ao concessionário PSL qualquer renda da concessão, a qual será incluída no lucro da exploração do serviço público a fim de permitir ao concessionário ter uma margem de lucro adequada a auto-financiamento que lhe permita adquirir e substituir os meios necessários à boa exploração”. E acorda em ceder instalações em terra “sem qualquer contrapartida".

O pagamento das referidas taxas portuárias, de que a PSL está isenta, foi um dos motivos que levou o armador espanhol Naviera Armas a suspender, em Janeiro de 2012, a única ligação regular por via marítima entre a Madeira e o Continente (a linha Funchal - Portimão), a qual contribuía para reduzir os constrangimentos da insularidade. Os custos e entraves burocráticos no porto do Funchal eram minimizados para o consumidor final ou empresários.

A função dos Portos é atrair naturalmente movimento aos seus portos, recuperar uma ligação ferry, atrair mais cruzeiros, iates e carga, promover internacionalmente, inserir os portos madeirenses em itinerários, com preços competitivos, tratar do asseio, cuidar dos jardins (já secos), entre outros. Como é Sr. Secretário Eduardo Jesus explica estas diferenças entre portos portugueses da gestão, aos preços e ao zelo?

Vamos a outro artista, lembram-se de Sérgio Marques com a plataforma do ferry? "Cadelo?" Serviu-se foi embora. Sobre a questão portuária dizia Sérgio Marques, em 2014, quando procurava tacho:
Como resultado, temos na Madeira o porto mais caro do País, ainda que, em abono da verdade, a responsabilidade desta situação não recaia por inteiro no operador portuário, mas também nas elevadas taxas que são cobradas pelo Governo Regional através da APRAM. Na verdade, a APRAM, regista elevados custos de funcionamento, em que avultam os significativos encargos decorrentes de um monstruoso endividamento. E a sua principal fonte de receita são as taxas portuárias que cobra e onde obviamente são repercutidos estes encargos que encarecem as operações portuárias. Não há almoços grátis. Se queremos um porto com preços em linha com os outros portos portugueses impõe-se atuar nas duas frentes.
Diário de Notícias
Sexta, 31 de Outubro de 2014
Opinião


Porque apagou Sérgio Marques a sua ligação com o Grupo Sousa do curriculum?

https://www.madeira.gov.pt/srape/Estrutura/O-Secret%C3%A1rio
"Fora da esfera da administração pública, assumiu funções de consultoria jurídica e gestor de empresas, no período compreendido entre Outubro de 1990 e Junho de 1999, no ramo dos transportes marítimos e operações portuárias..."

https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rgio_Marques_(pol%C3%ADtico)
"... diretor regional do planeamento do Governo Regional da Madeira entre 1988 e 1989, altura em que exerceu também a gerência de várias empresas no setor da navegação marítima, operações portuárias e transitários entre 1989 e 1999 ..."


Comparativo:

http://maiscentral.com.pt/portos-dos-acores-preve-165-escalas-de-cruzeiros-em-2017/
(Açores com aumento de 70% nas escalas de cruzeiros)

http://www.turisver.com/lisboa-cruzeiros-2017/ 
(Lisboa com aumento de 50% nas escalas de cruzeiros)

http://www.publituris.pt/2017/01/27/porto-leixoes-107-cruzeiros-105-mil-passageiros-2017/
(Leixões com aumento de 46% nas escalas de cruzeiros)

http://www.dnoticias.pt/impressa/hemeroteca/diario-de-noticias/porto-do-funchal-perde-quase-20-dos-passageiros-XG118642
(Funchal perde 20% nas escalas de cruzeiros)
Sempre é morto quem do arado há-de viver. Nós somos vida das gentes, e morte de nossas vidas; a tiranos pacientes que a unhas e a dentes nos têm as almas roídas. Pera que é arouvelar? Que queira ser pecador o lavrador, não tem tempo nem lugar nem somente   d'alimpar as gotas do seu suor. N'ergueija bradam co'ele, porque assoviou a um cão; e logo excomunhão na pele, o fidalgo, maçar nele, atá o mais triste rascão. Se não levam torta a mão, não lhe acham nenhum dereito. Muito atribulados são! Cada um pela o vilão per seu jeito. Trago a prepósito isto, perque veio a bem de fala. Manifesto está e visto que o bento Jesu Cristo deve ser homem de gala. E é rezão que nos valha neste serão glorioso, que é gram refúgio sem falha. Isto me faz forçoso, e não estou temeroso nemigalha".