Sondagem: Cafôfo seguro, Rubina hesitante



O que vamos relatar é sério, com tempo poderão entender a química do Correio da Madeira. Sátira subversiva sem fugir à verdade mas há momentos sérios, este é um deles. Há uma sondagem intermédia da mais conceituada empresa de sondagens e auscultação de opinião do país que diz o seguinte:

Paulo Cafôfo SEM activação de campanha eleitoral: 32%
Rubina Leal COM activação de campanha eleitoral: 29%
Barreto COM activação de campanha eleitoral está: 11%
(margem de erro de 5%)

Comentário CM: a diferença de percentagens coincide com outra oriunda de outra empresa de sondagens que dá 32-35%. Existe uma sondagem para o cliente "Público", de outra empresa de sondagens, com piores resultados para Rubina Leal que vem confirmar que o voto na candidata tem fragilidades. O PSD regista uma melhoria pequena, em relação a sondagens anteriores, à custa dos indecisos. A activação do ambiente de campanha eleitoral não se traduziu em mais adesão à sua candidatura.

Outras considerações: Os votos do PSD com Rubina Leal são mais frágeis do que no Cafôfo, isto é , a percentagem em Cafôfo é convicta mas na Rubina Leal é por arrastamento. Os votantes de Rubina Leal não afirmam grandes argumentos para votar, o que indicia "costume". Os votos em Cafôfo, mais do que alicerçados no convencimento do seu mandato são votos de protesto.
Quanto às simpatias, Cafôfo vence confortavelmente Rubina Leal (48% contra 32%). Isto implica que a tendência de Cafôfo é de subida com a entrada em campanha e por natural simpatia. A situação de Rubina Leal é de estagnação ou regressão que será ditada pelo comportamento de Paulo Cafôfo.

A sondagem indica que o voto útil é mais possível com Paulo Cafôfo, a esquerda votar neste candidato, do que Rubina Leal angariar os votos de Barreto, portanto, o voto útil do CDS é pouco provável. Resumindo, Paulo Cafôfo e Barreto são os votos mais seguros. Rubina e PS os mais voláteis.

Outras perguntas realizadas à margem da sondagem traduziram-se nas seguintes conclusões:

- O Governo Regional de Miguel Albuquerque é considerado igual ou pior que o último de Alberto João Jardim. A simpatia pelo PSD é cada vez mais fraca. Se houvesse hipoteticamente, neste momento, Eleições Regionais entre Miguel Albuquerque e Alberto João Jardim, este último ganhava com 11% de vantagem. A pergunta, incidiu sobre todo o eleitorado e não só o do PSD Madeira, o que serve para avaliar a aceitação das duas opções perante o eleitorado madeirense denotando à partida que, se houvesse Internas no PSD, o diferencial indicia que haveria influência idêntica nos resultados no interior daquele partido, ou seja, Alberto João Jardim vale mais no interior do PSD Madeira do que Miguel Albuquerque.

- Claríssimo e curioso é que quem vota Cafôfo preferia Alberto João Jardim no Governo.
49% a favor
23% contra
Restante indiferente

- A percentagem de madeirenses que gosta do António Costa está a aumentar e a simpatia que está a aumentar pelo PS na região deve-se a ele.