Carta do Leitor

Sou cidadão funchalense, hoje dia 13 de Maio, tive uma visão, ao procurar coisas antigas, encontrei um exemplar do Diário de Notícias da Madeira com a data 14 de Agosto de 1984, e para minha grande surpresa, visualizo na 1ª página a menção de João Carlos Abreu, Secretário do Turismo do Governo Regional da Madeira no ano referido, de visita a Jersey:

“Preocupa-me a questão da insularidade mental”.



Não tem nenhuma fantasia o que mencionou, de facto constata-se na Madeira.

Agora, fico mais esclarecido porque o Presidente do Governo Regional não concedeu tolerância de ponto na sexta feira dia 12, argumentando a Continuidade Territorial da Madeira, desta forma, com a mentalidade que João Carlos Abreu se refere, enterrou a Continuidade Territorial da Madeira, aliás já tinha despachado a questão do ferry para Bruxelas onde o mesmo hibernará até 2020, e depois, nada garante que no próximo quadro
comunitário de 2020 a 2028, a necessária ligação marítima para tudo e todos, seja contemplada com ajudas da União Europeia.

O Presidente do Governo Regional perderá credibilidade junto à República e até em Bruxelas. Já não se trata de uma visão ou previsão, mas sim da realidade. A menção do ex-secretário, é absolutamente real, comprova-se na mentalidade dos madeirenses, que não se insurgem contra as destruições do património, caso flagrante, da Ribeira de Santa Luzia que participava na Festa da Flor, todo o ano, não só no mês de Maio, com a sua magnífica cobertura de bungavílias.

Os madeirenses de facto, pouco reagem ao perderem uma ligação ferry entre as Canárias, Madeira e a Europa (Continente), que seria garantida por um magnífico cruise ferry, rápido, seguro, estável, espaçoso, confortável, igual à imagem do topo desta plataforma, aliás essa ligação marítima se existisse, seria no porto de Lisboa, bastante vantajoso para tudo e todos, devido ser a capital do país e à sua centralidade.

Infelizmente o governo de AJJ obstaculizou imensamente a pretendida ligação, cessando a excelente ligação ferry com o Continente, em Janeiro de 2012, tinha começado no Verão de 2008, mas antes existiu entre as Canárias e a Madeira nos anos 2006 e 2007. Tenho a visão de que, os madeirenses vão acordar da insularidade mental.

Ontem sexta feira dia 12, o ex-Presidente do GR, Alberto João Jardim, visitou o Presidente da CMF Paulo Cafofo nos Paços do Concelho do Funchal, oferecendo um exemplar do seu livro “Relatório de Combate”, a história dos seus 37 anos na liderança dos destinos da Madeira, sem dúvida, com carisma político e sentido de estado. Paulo Cafofo reconheceu e valorizou o gesto democrático de AJJ.

Há que reconhecer a realidade!

Esta iniciativa de AJJ contribui para desfazer a insularidade mental. Nas próximas eleições autárquicas, devemos votar com insularidade mental europeia, no ferry.