Dúvida do surf mundial: o cão paga?


Depois de um adiamento na cobrança de taxas para a prática de surf na Madeira, os surfistas julgaram ter permitido uma saída airosa à Secretária Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, para que deixasse cair as taxinhas no esquecimento. No entanto, novas nuvens pairam no horizonte de 2018 já no primeiro trimestre.

A comunidade do surf é bem disposta e um "tubo" resolve o humor e a ansiedade, a adrenalina aspira as coisas mundanas como taxas e taxinhas. Habituados a encontrar soluções rápidas, os surfistas ao contemplar um cão na prancha ficaram na dúvida se o bicho também vai pagar para fazer surf na Madeira e mais, como é bem provável que se tenham esquecido de taxar os canídeos, os surfistas estão dispostos a mudar de nome para Boby, Alien, Biloka, Stalone, Beethoven, Chiclet, Cajú, Fusca, etc. Se é de borla para cães estamos dispostos a trazer uma prova do World Dog Surfing Championships para Madeira (Link).

Apesar dos bons ventos e ondas, a comunidade relembra que voar para a Madeira é caro (tarifa e prancha) e que os mesmos ventos que deliciam os amantes do surf por vezes não os deixam aterrar , jogando pelo seguro é apostar nalgumas boas praias do continente sem tantos problemas. É preciso saber cativar.

Naturalmente que a linguagem surfista é mais pragmática, trechos da conversa com eles:
- "será que os troncos deste GR adoeceram mais da tola?"
- "temos fama de alucinados mas há outros muito piores, que nem se apercebem do mal que estão fazendo ao turismo na região?"
- "Anualmente temos centenas de pessoas que vêm fazer férias à Madeira para surfar, querem acabar com isso? É que o destino não é barato e se somos indesejados arranjamos outras ondas!"
- "A ilha da Madeira poderia facilmente fazer parte do circuito mundial de ondas grandes, como tivemos oportunidade de comprovar a semana passada mas, isso não sucede devido a vários fatores, nomeadamente a falta de visão do poder político local."
- "Ainda por cima parece que a medida é feita “às escondidas” para evitar contestações. As taxas estendem-se à grande maioria das atividades lúdico-desportivas na natureza, seja no mar ou na serra, e o pior é que se limitam apenas a cobrir o custo de emissão da licença, não servem para limpar ou dotar as praias de melhores condições."
- "Cobrar uma taxa destas é patético! Só enfurece pela estupidez!"
- "Se a burrice pagasse imposto este Presidente e Secretários do GR  deixavam o ordenado nas finanças."
- "bora surfar enquanto é de borla, qualquer dia põem-nos a andar como o ferry, bora vem uma lá diante".

Outros:
Momento do dia: Jardim do Mar XXL
Sessão XXL na Ilha da Madeira