Das 9 às 5



Antes de tudo caro Dr. Pedro permita-me que o trate por tu. Normalmente gosto de tratar as pessoas por você por respeito, mas tu não mereces. E porquê? Lembro-me de ti Pedro quando trabalhavas na Previsão porque entravas sempre depois das nove e saías antes das cinco. O que mudou passados todos estes anos Pedro? O ego?
Antes de criticar os outros devíamos olhar para o nosso próprio umbigo Pedro. Vê o exemplo da tua Secretaria, onde muitos dos teus funcionários passam o dia sem fazer nenhum, ou no café, ou no facebook, ou na bilhardice, e ao fim do dia ficam mais uma hora ou duas para agradar o chefe ou pelo simples facto de que é melhor estar ali do que ir para casa lavar a louça.
Pedro sabes, tão bem como eu, que a produtividade não se mede pelo tempo de trabalho, eu por exemplo numa hora produzo mais do que tu num dia, e Pedro, não sei se sabes, mas devias saber, que a Suécia reduziu recentemente o tempo de trabalho e os resultados obtidos indiciam o aumento de produtividade. Admirado?
Pedro sabes que num Estado de Direito tem de haver regras, horários, mínimos, máximos, polícia, juízes, decência e consequentemente leis que regulamentam a sociedade em que vivemos, porque senão viveríamos numa entropia em que tudo seria resolvido à Lei da Bala.
E por falar em balas, queres um exemplo de terceiro mundo em que toda a gente pode fazer o que lhe apetece? A Venezuela! Agora chegam os imigrantes, com uma mão atrás e outra à frente, mal habituados a regras que aceitam qualquer coisa para sobreviver. E o resultado desta imigração desenfreada e descontrolada é muitos deles estarem a ser pagos, pela porta do cavalo, por empresários miseráveis e sem escrúpulos. Pedro, neste momento existem imigrantes que trabalham 16 horas ou mais e o pouco que recebem mal dá para comer. Em que mundo vives Pedro?
Pedro fazes parte de um governo que prometeu o estado social, que ia proteger os mais fracos, mais e melhor saúde, mais e melhor qualidade de vida para os velhotes, e que afinal continua apenas a  betonizar. É triste!
Sabes Pedro, o melhor mesmo é trabalhar das 9 às 5 seguidos, sem respirar, sem hora de almoço, e sem sequer dois minutos para dar uma mijinha. E por falar em mijinha sabes que há uma empresa no Madeira Shopping que não permite que os funcionários façam um intervalo para as suas necessidades básicas? Não? Pedro tu não vives neste mundo!
Pedro sabes quem são as pessoas mais inúteis do mundo? Os políticos!
Às vezes mais vale estar calado, Pedro.