O bezerro entalou mais a mobilidade

Amplie Pág. 4 DN de hoje, sábado 31 de Março.
Amplie Pág. 5 DN de hoje, sábado 31 de Março.



Eu não gosto de gente que fala muito, do que levo de vida defraudam-me porque quando se palra muito ocupa o espaço da acção, é para colmatar insuficiências. O senhor Vice-Presidente fala demais, aqui é forte mas, quando chega lá com os tipos do Continente que são sempre culpados fica sem argumentos.

Caro Vice-Presidente, sabe porque aceitou a proposta do ministro? Porque esse "melhor subsídio de mobilidade" da Madeira provocou a carestia das tarifas aéreas e disparou o orçamento do estado. Sabendo do que provocaram, ficaram sem cara e desceram à realidade: foram incompetentes. Agora, com políticas draconianas, tentarão provar o contrário quando abriram precedentes que inquinam tudo e você volta a saber, por isso opta em reduzir a possibilidade do madeirense fazer despesas com viagens subsidiadas colocando entraves nas horas e no número de voos.

Acabo de ler as páginas do Diário de Notícias dedicadas ao que se perspectiva do novo Subsídio de Mobilidade. Eu acho que vai ser pior a emenda do que o soneto por isto:

  • Vamos ir muito cedo ou tarde e com passagens caras na mesma porque vão incidir demasiada procura em poucos voos. Os voos muito cedo tendem a ser sobretudo para ligações à Europa e outras partes do mundo ou para quem deseja aproveitar o horário laboral do dia.
  • Esta incidência de muita gente vai provocar o aumento do valor das tarifas em voos incómodos e assim completaremos a totalidade do espectro tarifário/ voos, asneira após asneira, todos os voos serão caros.
  • O Governo Regional com o seu "melhor subsídio de mobilidade" vai provocar confusão entre a carreira regular e as low cost. Barato (???) em horas normalmente inconvenientes. As low cost acabarão por ridicularizar os voos com subsídio, virão em melhores horas.
  • O senhor Vice-Presidente vai cortar os princípios de continuidade territorial que norteavam este subsídio reduzindo drasticamente o número de passageiros pelo baixo número de lugares em poucos voos para atingir o seu orçamento.
  • O senhor Vice-Presidente não manda em empresas privadas e nas suas políticas de preços. As suas acções em vez de baixar as tarifas vão provocar o aumento porque o GR não sabe lidar com este negócio, é sempre por tentativa e erro, sem gente capaz. As ideias que têm em mente vão gerar mais dissabores ... nem tenho coragem de escrever.
  • O Governo Regional acabará por saturar o madeirense, agora só paga a sua parte mas, para encontrar voo, vão dizer de novo "marque com antecedência" ... como se a vida fosse sempre assim de tão programada a longo prazo.

Sugiro a leitura desta "Denúncia Anónima: O subsídio de imobilidade
E ainda o artigo de Miguel de Sousa de hoje: Subsídio de Mobilidade ... Quo Vadis?