O falinhas mansas e o gato



"Sindicato do Professores da Madeira diz que não há acordo com a Secretaria Regional da Educação."

Naturalmente que não há, porque não estão pessoas sérias num dos lados da mesa de negociação. O que aconteceu foi simplesmente a utilização de uma estratégia que este governo regional pratica com alguma frequência, onde o expoente máximo da manhosice é o Secretário Regional da Educação. O Sindicato de Professores da Madeira (SPM) caiu no conto do vigário, ou não fosse o dito membro do governo um verdadeiro Ópios Dei, com falinhas mansas e com ar de raposa. Se a educação do passado, no seu extremo rigor, colocava alunos pouco aplicados num canto com orelhas de burro, para esta negociação os elementos do SPM que estiveram na negociação mereciam todos ir para o mesmo canto de castigo mas com o chapéu de pato.

Ali existem virtudes que são publicitadas e devassas privadas. Devassa da vida alheia, pois os milhares de professores que acreditaram nos líderes dos seus sindicatos, em particular nas palavras de esperança de Francisco Oliveira, que "caiu que nem um patinho". Resolveu uma greve ao secretário e condena-se a a perder mais associados porque muitos procuram benesses com os governantes e esquecem a sua função. São muitas quedas neste percurso para um homem de esquerda, pois parece que o presidente do SPM gosta de fazer a Via Sacra e ir muitas vezes ao beija mão do secretário da educação. Será fetiche, ou será compromisso para ter mais umas benesses, a conclusão é simples, Professores enganados (link CM).

Como se vê a propaganda em grande formato, com títulos de primeiras páginas, nos dois jornais diários regionais, já davam como tudo resolvido, tudo muito bem estruturado para que os sacrificados de sempre, os professores pudessem vir finalmente a ser contemplados com melhorias substanciais nas suas remunerações e reconhecimento nas suas carreiras, algo que seria justo presos que estão às condições do início do século, mas a montanha pariu um rato. Desta vez está bem identificado, não um rato mas sim uma ratazana engravatada com ar de politico importante e mania de intelectual mas, na verdade, com tanto por explicar a quem lhe paga o ordenado, o povo que tanto desdenha, onde estão as famílias desses professores.

Recebemos no CM denuncias anónimas de que na Madeira há professores tratados de forma diferente, sem justificação e com muita injustiça, há filhos e há enteados. Que largas centenas são destacados para verdadeiros lugares de privilegiados, sendo a Direção Regional de Educação e muitas Associações antros de ex-governantes, governantes e seus familiares, amigos que na penumbra das suas atividades, passam os dias a desfrutar de verdadeiras reformas antecipadas ou vitalícias a custa do povo, ao contrário dos seus colegas que na escola lutam diariamente para manter os alunos com bons resultados, para que não abandonem a escola antes do tempo, e que enfrentam a desconsideração das direções das escolas e da secretaria. 

Deram-nos o exemplo de Regina Capelo que é protegida pelo Diretor Regional de Educação e pelo presidente do governo, por em tempos ter processo em tribunal contra o antigo vice presidente, por discórdias relacionadas com problemas ocorridos na tempestade de má memória, conhecida por 20 de fevereiro. Nada faz na dita direção regional e passa os dias navegando na internet e na brincadeira com outro professor, de seu nome Miguel Varela, um “Gato” amigo intimo e protegido do secretário de educação. São exemplos de figuras intocáveis que perturbam quem quer trabalhar no famoso "armazém" da direção regional de educação.

Intocáveis, porque aparentemente muito sabem da vida menos nobre, jogadas clandestinas e outros vícios privados de quem a educação e o governo dirige.

Pergunte-se porque estão na Direção Regional de Educação professores que fazem carreira de ... destacados, sem qualquer obrigação de passar pela escola, quando os sindicatos e as associações de classe berram por mais recursos, algo não está bem.

Como irá a SRE cumprir os compromissos que foram divulgados na comunicação social? É que perderam 8 milhões de euros no seu orçamento deste ano no rapa-rapa das obras. Naturalmente o secretario está empenhado em resolver este embróglio mas tardará em apresentar soluções que custam mais de 30 milhões, isto somente na carreira dos professores quando a região está “empenhada até as orelhas” e a derrapar.

A mentira é neste caso evidente, e a todo o custo o secretário está a procurar salvar a pele, porque a da face já está completamente comprometido. Senhores professores, isto há uns anos atrás seria tratado com a "menina dos cinco olhos."

Sugere-se a leitura desta notícia do FN:
SPM diz que não há acordo com a SRE

Só tu, meu bem, me arrebatas a vontade, o pensamento; Vivo de ver-te e de amar-te, e detesto o fingimento."