Tu, por qué no te callas?

Link da notícia
Em Novembro passado celebrou-se os 10 anos do famoso "Tú, por qué no te callas?" de um Rei, com os respectivos no lugar, a um bárbaro que não se cansava de interromper toda gente numa atitude de desrespeito, habituado a que estava às longas horas de monólogo pelas TVs da Venezuela.

Na altura, o Presidente do Governo Espanhol, Jose Luis Rodríguez Zapatero, dizia umas verdades a Chavez após a sua primeira intervenção e este, enfurecido, dizia "una serpiente es más humana que un fascista o un racista; un tigre es más humano que un fascista o un racista". O Rei de Espanha, encostou ao vermelho e exigiu respeito a Zapatero, Presdiente do Governo Espanhol eleito pelos espanhóis para governar em seu nome. Chávez não se calava durante todo discurso de Zapatero exigindo o seu direito de expressão no momento que lhe convinha, inviabilizando o discurso e o momento de Zapatero. Foi por essa alltura, caso raro no bem disposto Rei espanhol, que este irritado pelo desrespeito de Chávez, olhou e disse a famosa frase "¿Tú, por qué no te callas?”

Chávez como todo insolente sem educação e preparação para ser chefe de estado fez e disse o que lhe deu na real gana tornando a cimeira uma palhaçada. O Rei abandonou a sala e voltou mais tarde num gesto sem precedentes de Juan Carlos.

A cada dia que passa penso mais nessa frase aplicada na Madeira. Por ironia do destino, temos um Calado que é um tagarela que não pára de dizer asneiras e, embevecido com um cargo de plenos poderes tão ditatoriais como os de Chávez, não se cala um bocadinho para se olhar ao espelho e perceber que não tem autoridade nem credibilidade para dizer determinadas coisas.

E porque se acha cheio de razão e não "se calla" passo a retratá-lo. Calado enferma do estilo de Chávez e tem tantos poderes numa realidade mais pequena. Sente necessidade de falar, falar, e falar na tentativa de, na maioria das vezes, impregnar as cabeças das pessoas com as mentiras que lhe dá jeito. É evidente que pode demorar mas estas coisas nunca tiveram futuro, é da natureza, do cosmos, do destino.

Pedro Calado é cristão relativamente novo no PSD Madeira trazido pela mão de Albuquerque para fazer uma trupe a fim de eliminar aqueles que tinham a escola social democrata do PSD Madeira e uma postura inteligente de saber respeitar para vencer. Pedro Calado, ainda bem que o mostra, é um produto da escola do Passos Coelho que não respeita as pessoas. Estamos a assistir ao Passos Coelho dos pequeninos no Governo Regional da Madeira.

Pedro Calado que fala como se tivesse autoridade ultrapassou muita gente no PSD Madeira bem melhor do que ele para estar na Vice Presidência. É um garoto que se deixa embevecer, ideal para ser usado pela velha máquina do PSD-M e se queimar numa Renovação sem solução e incompetente. Quando Miguel Albuquerque fraquejava na governação, perante uma colossal derrota autárquica, era o indivíduo da Renovação à mão para um arranjo que segure a mesma até à solução final.

Pedro Calado, "por qué no te callas?", tu achas que a maioria dos madeirenses não percebem estas tuas peças de fraco teatro, pensas que dominas as mentes das pessoas e que não sabem a verdade sob outra perspectiva? De facto nenhum jovem decente chega ao topo da carreira com trabalho das 9 às 17 porque toda a trupe do PPD/PSD-M passa à frente com o cartão partidário, ora por ser filho de fulano e sicrano, ora por abrir as pernas, ora para pagar um favor nojento na política, para cobrir rabos de palha, comprar interesses ou votos, ter gente que diga que sim a barbaridades por agradecimento do favor do emprego, ora para emprego de familiares de importantes da lei e da justiça e de toda gente com um bocadinho de poder que dê jeito ao PSD usar?

Pedro Calado, "por qué no te callas?", olha para ti, se tu não fosses um vendido ao lobby do betão e do AFA achas que serias Vice Presidente do Governo? Achas que se não fosses testa de ferro do poder podre e do erário público ao serviço dos lobbies estarias aí? Só pelo teu trabalhinho extra depois das 17 horas. Pedro Calado, "por qué no te callas?", sabes que a realidade é os jovens serem aplicados mas que assim que chega a altura para passar a efectivo são mandados embora pouco valendo o mérito, a dedicação e o trabalho fora de horas? Tu sabes. Até nos grupos aos quais pertences. Não venhas com moralismos baratos, não brinques com a retórica. Antes de ti, esse partido social democrata faliu a região tal como faliste a câmara e ainda não foram repostos os ordenados e toda gente trabalha o mesmo e tu vens falar de mais horas? Ganhas tão bem e fácil que não fazes ideia que muitos trabalhadores têm que fazer biscates, muitas vezes nas tais fora de horas, a fim de  compensar os rendimentos para pagar as prestações e meter comida em casa. Estando toda a dívida escondida ou não do GR por pagar, vens dizer de novo, com cara de pau, depois do desaforo do "viver acima das possibilidades" do passado, como devem proceder os trabalhadores? Vais pagar mais ou restituir a vida dos que não aguentaram?

É melhor te calares mesmo porque pode ser que proves um povo enfurecido. Achas que a função pública gosta de ti? Não tens categoria para Vice-Presidente. és tão só um testa de ferro do momento que embevecido não percebe no barco em que está nem da realidade madeirense. CALA-TE! O povo só tolera as tuas barbaridades porque tem que esperar por 2019. Para onde vão as amantes demérito das 9 às 17h? Qual o jovem, que aconselhas trabalho para vencer na vida, que vai ser ultrapassado pelas "senhoras"? Vê se te passa os moralismos e a verborreia barata. Este texto só aconteceu porque insistes interromper a verdade. Torna-te homenzinho, caso contrário o futuro político é curto. Se tens tantos conselhos para os jovens deixa-te de alterar o justo futuro, todos os concursos públicos elaborados para empregar Renovadinhos serão denunciados. RESPEITO!




Contar histórias é uma das mais belas ocupações humanas: e a Grécia assim o compreendeu, divinizando Homero que não era mais que um sublime contador de contos da carochinha. Todas as outras ocupações humanas tendem mais ou menos a explorar o homem; só essa de contar histórias se dedica amoravelmente a entretê-lo, o que tantas vezes equivale a consolá-lo. Infelizmente, quase sempre, os contistas estragam os seus contos por os encherem de literatura, de tanta literatura que nos sufoca a vida!
Eça de Queirós