O Santo



O Santo é um personagem criada por Leslie Charteris em 1928. Do original em inglês, o Santo (The Saint) eram as siglas (ST) do nome da personagem principal, Simon Templar. Simon era considerado um herói por muitos, mas na realidade as suas habilidades provinham do submundo do crime.

E tudo isto surge porquê? Porque, muito recentemente, o Sr. Presidente do Governo deu uma entrevista ao Diário Noticias, a única Folha de Couve com pouca lagarta que, de vez em quando, escreve umas verdades. E em determinada altura da entrevista, nitidamente solicitada, e a meio de tantos números insípidos, o Sr. Presidente afirmava que não era nenhum Santo.

Nada mais verdade, Santo só há um! E para quem não sabe, o antónimo de Santo pode ser Malévolo, Mau, Maligno, Maquiavélico, Mesquinho, ou Malvado, que por estranha coincidência, começam todas com a letra “M” de Miguel. E para quem pensa que a entrevista foi bem pensada, e melhor executada, pode tirar daí o cavalinho da chuva. O objetivo era bom, mas o resultado foi um desastre. E o pior  é que a  segunda dose foi pior que a primeira, e fez ainda mais estragos no interior do seu próprio Partido.

Sr. Presidente, o povo que vota está-se nas tintas para os números bons das suas estatísticas, pois sabe que os números são aqueles que escolhemos e que queremos. A entrevista era enfadonha e sem brilho, e por isso não teve o impacto esperado, e dois dias depois, nem a desgraça de oposição que temos, falava dela.  Para a oposição, o bom mesmo é criticar o poder de longe, ganhar bem, e não ter responsabilidades. Na prática até gostam deste status quo.

Se o objetivo era confessar os erros, que fica sempre bem e devolve alguns votos, correu mal. No máximo, o Sr. Presidente devia ter dito que não era perfeito, que era humano, e que tinha cometido erros. Sr. Presidente, o povo ama e perdoa os coitadinhos. Aprenda!

Ficou claro que este Governo não tem uma estratégia estruturada de marketing politico, e não sabe vender o seu peixe. E ainda bem, diz a oposição! E cada vez mais, se percebe menos, o que é que os assessores de imprensa, pagos a peso de ouro, andam a fazer neste Governo. Turismo?

E já que estamos a falar de Santos, de fora de tudo isto fica um outro “Santo”, um tal de Miguel Silva, que escreve umas tontices sem nexo no Blog Fénix do Atlântico. Caro Luis Calisto, o seu blog, em número de leitores, e em apenas 3 meses, já foi largamente ultrapassado pelo CM.  Refresque-o, desligue-se do beco PSD em que se meteu, e traga pluralismo sem frustrações irritadas. A conotação nas autárquicas foi mortal. O blog, tal como a Madeira, tem que renascer das cinzas.

São demasiados Santos para uma terra tão pequena!