Os bastardos!



Em junho de 2005 Alberto João Jardim apelidou de bastardos os jornalistas portugueses. Perante a passividade dos jornalistas locais que assobiaram para o lado, e porque quem não sente não é filho de boa gente, o jornalista Daniel Oliveira respondeu à letra, chamando  AJJ de “palhaço”. Três anos depois, e em consequência das ditas ofensas, o Tribunal do Funchal condenou o jornalista a pagar dois mil euros a AJJ.

Em 2009, um outro jornalista, Miguel Sousa Tavares, corria  o risco de ser condenado a 3 anos de cadeia por ter chamado palhaço ao Presidente da Republica, Dr. Cavaco Silva.

Ao contrário do Tribunal do Funchal, o Tribunal da relação do Porto considerou que, na jurisprudência, o termo palhaço fora considerado uma grosseria mas não uma ofensa à honra porque “As expressões palhaço e camelo, dirigidas a outrem, constituem uma grosseria, mas não excedem o âmbito da falta de educação nem têm aptidão para ofender a honra e consideração do visado”

Um outro acórdão do Tribunal considera que “É próprio da vida em sociedade haver alguma conflitualidade entre as pessoas. Há frequentemente desavenças, lesões de interesses alheios, etc., que provocam animosidade. E é normal que essa animosidade tenha expressão ao nível da linguagem. Uma pessoa que se sente prejudicada por outra, por exemplo, pode compreensivelmente manifestar o seu descontentamento através de palavras azedas, acintosas e agressivas (...)”.


Tudo isto vem a propósito, do facto de um Sr. Deputado, dito de esquerda, nas comemorações do dia 25 de Abril na Assembleia Regional, em vez de discursar sobre as conquistas de abril e da liberdade de expressão, mostrou-se preocupado com a entropia das redes sociais, afirmando que as ofensas e insultos nas redes sociais podem matar a democracia. Quem leu nas entrelinhas verificou que se tratou de um discurso de pura bajulação aos jornalistas do regime.

O Sr. Deputado ainda não se apercebeu, ou faz por não perceber, que quem pode matar a democracia são os próprios políticos com os seus jogos de poder. Veja-se a abstenção galopante!

E, já agora Sr. Deputado, de quem foi a culpa da estrondosa derrota que o PS-Madeira sofreu nas últimas eleições regionais? Foi das redes sociais? Ou das Fake News?

Quem pensa assim, só pode ser uma pessoa perigosa!

Há aqui uns bastardos na comunicação social do Continente. Digo bastardos para não ter que lhes chamar filhos da puta que aproveitaram este ensejo para desabafar o ódio que têm sobre a minha pessoa

Alberto João Jardim