Costa vs Passos Coelho

Foto Diário de Notícias online



A Renovação ficou fora de jogo, Costa de uma assentada, presente, a dar a cara e de viva voz, acaba com a estratégia das "culpa a Lisboa" constantemente atirada por cima do mar da descontinuidade territorial que até dá jeito aos políticos regionais porque assim julgam-se protegidos a produzir fumo. Costa colocou o Governo Regional em stress porque agora vai ter que avançar com a sua parte, o que é bem mais complicado.

Um dócil Costa veio à Madeira deixar Albuquerque sem munições. Esteve numa reunião na Quinta Vigia para colocar assuntos em dia? Ouviu e decidiu em favor? Alguma vez Passos Coelho deixaria coisas menores de localizações e participava de forma construtiva? Bem sabemos que não, seria ele a dominar a agenda a seu bel-prazer. Alguma vez o GR colocou Passos Coelho encostado à parede ameaçado por um "tiroteio" de 21 pontos para ter a certeza que falha algum e manter os bodes expiatórios de um Governo Regional fraco?

Nalgumas situações Costa nem prometeu, relembrou, no caso do Hospital disse o mesmo para refrescar as memórias e ficou exposto o Concurso Internacional que o Governo Regional deveria estar a ultimar ou lançar. 50% da construção do hospital e equipamentos é muito mais do que o esperado ou "fumado em 37,5%", agora vamos ver a parte do Governo Regional.

"Miguel Albuquerque considerou a reunião franca e aberta, garantiu que os dois governos vão continuar a trabalhar". Veremos o que vai suceder daqui para a frente depois de se acostumarem a deitar culpas em Lisboa pois resolvia muita coisa. O certo é que Costa fez mais pela Madeira do que Passos Coelho. Em abono da verdade, se Passos foi ao Chão da Lagoa com aquele cadastro, era do PSD-M convidar Costa para a sua festa de Verão, perdia menos votos ...

:)

Este Governo Regional fraco tem um desafio, corrigir a sua estratégia eleitoral que vinha a ser replicada pelos generais da Renovação, disparar para todo lado, comprar toda gente e encaixar cada vez mais velhos do Restelo em tachos dourados a ver se, Albuquerque ou sucedâneo, escapa de uma monumental sova em 2019. A um GR acusador e incompetente contrapôs um Primeiro Ministro colaborativo, é o que o povo quer!

Costa até falou em superávite na Madeira, com um Primeiro Ministro tão dócil os caceteiros da Renovação coçam a cabeça. E agora? Costa veio à Madeira fazer de Marcelo, dar corda ... agora vejam o que fazem com ela.

Este não é, politicamente, o jogo que Albuquerque queria mas é o que o povo pretendia. Costa meteu-o no mais difícil, "TRABALHA e deixa-te de m..... !" Bonzinho era andar ao ritmo dos incompetentes que meteu no governo e que não têm ritmo de trabalho, ainda descobrem, vaidosos, o estatuto numa arrogância ignorante que faz escola. O GR não é diferente das bocas da Rubina Leal na câmara, sem fundamento, fracas, a inventar para ter algo para dizer. O Governo Regional é da mesma estirpe, vai disfarçando.

Costa veio plantar sementes para que os madeirenses votem nele, afinal é muito mais amigo da Madeira do que Pedro Passos Coelho, não há Contencioso das Autonomias e não é menos para a Madeira do que para os Açores. Algumas das avarezas de Passos serão resolvidas agora por Costa que apanhou com a má negociação de dois PSDs em relação aos juros da dívida.

Uma parte do lote das intenções não serão consubstanciadas neste mandato de maneira que, para além de calar Albuquerque, Costa aponta uns louros para quem vier a seguir. Costa veio à Madeira deixar Albuquerque sem munições. E agora como vai ser com a bola do lado do Governo Regional? Vai ser doloroso porque tem de fazer a sua parte e não há mais culpas em Lisboa.

Coloca-se a seguinte questão, se Costa deu isto ao Albuquerque o que vai dar ao Cafôfo? Só obras para inaugurar no mandato dele?