Esplanadas também votam ?


Nasceu um novo lobbie na Madeira que começa aos poucos a ser mais um grupo de pressão junto dos governantes "bademecos". O voto confere poder para servir o povo e defender o bem público, eu não sei quem raio deu formação a estes governantes cada vez mais vendidos a interesses. Qualquer dia só têm cadeiras, mesas, biombos, tapa-sóis, expositores de peixe como votantes. Falamos das esplanadas e essa nova mania de que qualquer tasca tem direito a 10 mesas na rua e os outros que se lixem. 

Não consegue passar? vá pela estrada! Está difícil de fazer entregas, passar com a cadeira de bébé, com a cadeira de rodas, desenrasque-se! Apertadinho é do melhor aproveitam para massacrar com abordagens de vendas! E ninguém se atreva a abrir a boca, porque tudo está legal. A Rua de Santa Maria com um incêndio, antiga como é e com aquela caqueirada toda deve dar um churrasco lindo. Ah agora temos o heli de Verão que apaga por cima. Senhor Cafôfo, há outros poderes malévolos na história e no presente que estão como legais mas caíram ou vão cair pela força da razão.

As esplanadas tornaram-se nas ditaduras dos passeios. A prioridade é total e o poder político é manso de propósito. Paulo Cafôfo, perante o crescente volume de reclamações, anunciou novas regras para ocupação do espaço público (ver noticia) mas calma, vai ser com muita calma. Primeiro institui-se, abre-se precedentes, e depois dos passeios detidos por "usucapião" quem consegue reverter? O tempo passa e ficam. Há vários anos para pensar no assunto e logo se vê. Entretanto o monstro cresce (ver noticia) e o espaço público é cada vez mais reduzido com a instalação de esplanadas fixas como no café do Teatro ou no Golden Gate, Ritz, agora o Madeira já quer, mais o Penha d'Águia na Avenida do Mar, zona Velha, Rua da Carreira, Rua dos Aranhas (esta tem uns monumentos!). Faz impressão a vista grossa para este assunto com a barbaridade que fizeram às gentes das feiras. Está tudo registado.

Senhor Paulo Cafôfo, anda com más companhias, está a somar lobbies e com a fome que se vê na sua trupe por poder, a Confiança vai gerar mais um grupo de imbecis iguais aos da Renovação. Os lobbies predadores agora agarram-se ao suposto novo líder da Região porque os do PSD queimaram-se? E você com oportunidade de mudar fica embevecido e amantiza-se com eles, esses que participaram no fim do PSD-M? Olhe que é preciso ter votos. Você acha que o povo não está a ver o Sousa, a Pedra e estes episódios? Você já é fraco líder.

O povo não é tonto senhor Cafôfo, o PSD-M já usa esta táctica há décadas e é por isso que o queremos despachar. Você está convencido que isso é suficiente? Está enganado. Ainda morre na morre na praia. Estamos fartos de lobbies e a democracia tem vários partidos.

A cidade assiste a precedentes desmesurados que a vão transfigurar, ela não pode estar sujeita a todos os abusos que começam a alterar eventos ou empurrá-los para outro lado. Tem que haver regra porque qualquer dia os populares, as famílias, os munícipes perdem o respeito à autoridade da Câmara e começam a fazer o que lhes dá na real gana sem dar conta ou se justificar ... se os outros podem, também posso! Tal como deu a um nas esplanadas e agora os outros estão no seu direito de exigir o mesmo. Esta cidade está a ser privatizada. As fortunas desta terra só nascem do abuso do bem e do erário público?

Senhor Cafôfo, você vai por maus caminhos, é triste dar razão ao Gil Canha e entregar trunfos ao PSD-M para respirar. Tolo!
Só acredito em duas coisas: no dinheiro e na força”
Luís Sttau Monteiro, "Felizmente há luar", pág. 25.