A Aliança Laranja


O antigo militante do PSD Santana Lopes concorreu à liderança dos sociais-democratas e perdeu com 46% dos votos para Rui Rio. Descontente com o caminho que o PSD tomou, e descrente na liderança de Rui Rio, Santana Lopes saiu do PSD e criou um novo partido chamado “Aliança”. 

Conhecido no PSD como “Le enfant terrible” pela sua postura contra o sistema é um acérrimo reconhecido defensor da doutrina de Sá Carneiro e da Social Democracia. 

Ao contrário de Jardim, que só evocava Sá Carneiro quando as coisas lhe corriam mal no Partido, Santana Lopes sempre distinguiu com convicção o PPD do PSD. 

Conta-se que João Jardim quando foi escorraçado pelos Renovadinhos do PSD-Madeira teve um pé dentro da Aliança mas que tudo não passou de uma manobra de diversão para pressionar Albuquerque. Nada que nos espante em João Jardim. 

Acrescente-se que na Madeira, nenhum dos pesos pesados dissidentes do PSD de Miguel Albuquerque teve coragem para abraçar o projeto de Santana Lopes, porque começar do zero não é para todos. 

E depois de algumas peripécias a nível regional, o atual líder na Madeira do Partido Aliança é o famoso professor Joaquim Sousa da escola do Curral das Freiras que, como é publico, foi ostracizado e perseguido inúmeras vezes pelo próprio PSD-Madeira. 

O Dr. Santana Lopes do Partido Aliança é agora um político muito mais maduro e calmo, e em forma de piada, replicou aos seus maiores críticos que agora não é "Nem enfant, nem terrible", e o resultado é que dentro do PSD moribundo de Rio Rui há já quem anseie pelo seu regresso. 

E para concluir, seria bom para a democracia na Madeira ver o professor Joaquim Sousa como deputado na Assembleia Regional. Perseguições políticas a gente competente para dar lugar a tachistas Renovadinhos deveria ser crime e a pena deveria ser o povo reconhecer, pelo voto, o assento parlamentar de Joaquim Sousa. Até para dizer quem manda aqui!

"O nosso Povo tem sempre correspondido nas alturas de crise. As elites, as chamadas elites, é que quase sempre o traíram, e nós estamos a ver mais uma vez que o Povo Português foi defraudado da sua boa-fé"

Francisco Sá Carneiro