Albuquerque e o princípio de Peter

Com escalas diferentes até parecem do mesmo tamanho ...
Enviado por Denúncia Anónima
Domingo, 14 de Julho de 2019 08:35
Texto, título, link e fotos enviados pelo autor. Video e frames carregados pelo CM

Albuquerque o aplicador por excelência das exceções do princípio de Peter “Num sistema hierárquico, todo funcionário tende a ser promovido até ao seu nível de incompetência” Esse princípio, segundo Peter, tem as seguintes exceções:

Sublimação percussiva: onde o incompetente atrapalha o desenvolvimento do trabalho e é promovido para um posto onde não poderá prejudicar o andamento do serviço.

Arabesco lateral: quando o incompetente, embora promovido, fica numa situação distante do desenvolvimento do trabalho.

Inversão de Peter: ocorre quando o próprio regulamento que determina a forma de funcionar a instituição determina o modus operandi; o exemplo clássico é a recepção de um hospital, onde o atendente é obrigado a preencher um longo formulário antes de atender ao paciente, pois o regulamento diz que quem avalia seu desempenho não é o cliente, mas o superior.

Esfoliação hierárquica: quando um trabalhador é super-competente, os restantes trabalhadores unem-se para o prejudicar para não ficarem mal vistos.

Pista paterna: quando a promoção na hierarquia se dá não pela escala de competência até a incompetência, mas pelo grau de parentesco.

Dou dois exemplos, a história da lagartixa e do jacaré, e um grande expoente da incompetência. Quem nasce lagartixa não chega a jacaré.

Lagartixa: Um funcionário público da seita laranja que republica no facebook as notícias lá de sua religião política, até tem uma foto de Albuquerque no seu posto de trabalho, anda há vinte anos a tentar ser reclassificado para a carreira de técnico superior. Até chega a solicitar presencialmente à Presidência do Governo Regional. Dizem-lhe que sua licenciatura não se enquadra nas necessidades desta Administração. Trabalhou durante uma década com o Secretário Regional. Assim, não consegue atingir a fasquia dos 1000 euros de ordenado.

Jacaré: Um outro funcionário público com a mesma licenciatura e especialidade foi recentemente nomeado, em regime de substituição, para diretor de serviços na direção regional do “lagartixa”. Jacaré receberá 3000 euros de ordenado. Tem no seu currículo a detenção de quatro livros de reclamações, e a não resposta de reclamações apresentadas por cidadãos. Sua ex-chefe declarou: “Ele vai para aí para aprender”. (que pensar desta senhora: será que teve um dia de trabalho honesto nesta vida? Será que tem respeito pelos seus colegas que são dedicados ao serviço? Será que tem respeito pelos liderados deste jacaré? Será que respeita os cidadãos que lhe pagam ordenado?)

O aplicador das exceções: já mostrei que não basta o cartão laranja para ter benesses. Então, o que é necessário para ter benesses com esta pandilha? Na minha opinião é a completa e total falta de escrúpulos. Digo isto pois o diretor mais protegido desta Administração, o aplicador das exceções:

Apresentou propostas imbecis que puseram em causa o bom nome da instituição onde trabalhava, e contrariando a opinião dos colegas que com ele trabalharam no estudo;

Fez apresentações públicas de trabalho de grupo, em que se esqueceu de mencionar quem colaborou com ele no trabalho;

Aqui na Madeira, perante um público de cidadãos regionais, fez uma apresentação públicas em representação do GR em inglês… e violando o tempo limite para essa apresentação (devia ser de 20 minutos, utilizou uma hora). Isto demonstra falta de respeito por quem também iria apresentar e pelos espectadores;

Utilizou, sem autorização, meios do Governo Regional para as suas coisas. Ainda por cima, foram destruídas no decorrer dessa utilização;

Pedia aos seus colegas para não irem ao seu posto de trabalho durante algumas semanas, pois ele tinha assuntos pessoais para tratar. O facínora estava ao serviço, mas durante semanas não trabalhava para o GR, tratava de seus assuntos pessoais

Não cumpria com os seus deveres profissionais. No entanto, a sua avaliação de desempenho foi Excelente.

Também andava de gabinete em gabinete, a se informar sobre os trabalhos, propostas e estudos dos colegas para em seguida os apresentar oralmente como seus ao seu chefe;

Perante os colegas, vangloriava-se de levar moscas para os restaurantes para colocar no seu prato a fim de não pagar a refeição. Este individuo foi promovido para 3000€/mês.

Se repararmos utilizou: sublimação percussiva, arabesco lateral, inversão de Peter (lambe-cus), e até teve o benefício de “esfoliação hierárquica” que foi feita para prejudicar um outro funcionário. Neste momento desconhece-se se também beneficiou de pista paterna por parte de sua esposa.
Conclusão: se Albuquerque nada fizer para corrigir estas situações fica demonstrado que Albuquerque pactua com estas situações que em muito prejudicam os funcionários dedicados ao serviço e ao cidadãos. Se assim for, também fica indicada a maneira mais simples e eficaz de ter uma vida descansada a receber milhares na função pública: seja um incompetente que atrapalhe os processos, nada produza e dê-se mal com os colegas. Eu pessoalmente concordo com um conhecido comentador político: se tem cargo de dirigente no Governo Regional, deve ser expulso da função pública!