Bloco de Esquerda: moda ou novos valores?


Enviado por Denúncia Anónima
Sábado, 27 de Julho de 2019 11:02
Texto, título e destaques enviados pelo do autor. Imagens escolhidas pelo CM.
Comentário do autor: Para publicação no CM, peço foto do Paulino Ascensão por favor, tenho o tablet encrencado para fotos. Obrigado.

De ontem para hoje o BE entrou na moda ou começou a ser olhado com outros olhos por causa de uma sondagem no Diário de Notícias. Ontem soubemos que todos os partidos estão a descer nas intenções de voto e o único que sobe é o Bloco de Esquerda. O Cafôfo desceu 5%, o PSD 1,4% mas o BE sobe 3% no todo da Região e em comparação com uma sondagem do mesmo DN em Janeiro. Hoje, no mesmo DN, ficamos a saber que o Bloco de Esquerda passou a terceira força política no Funchal, o BE já vale mais, pelo menos em Estudo de Opinião, do que o CDS na capital.

Se formos a ver, o único partido que arejou foi justamente o Bloco de Esquerda, será por isso? O BE mudou de líder, não vai reconduzir os seus deputados Roberto Almada e Trancoso. Também vemos que estão a rodar gente com um perfil muito diferente do que foi no passado, há novas pessoas formadas na área da Saúde e Segurança Social, para o Ambiente, para a Educação e História, o próprio líder tem formação financeira. Só por aqui, confirmando-se a qualidade das pessoas, a forma de fiscalizar a política madeirense vai ser bem diferente, ao estilo do continente. Agora é que Alberto João vai meter o medo do papão continente e dos agachados a Cuba, com este novo estilo, com outro tipo de oposição, ele não vai brincar mais às escondidas nem a corrupção vai se rir de nós. Já chateia pagar a boa vida e o enriquecimento ilícito de alguns.

Nestes últimos tempos ficamos a saber num evento, também do Diário de Notícias, numa entrevista light cor-de-rosa, as outras facetas de Paulino Ascensão, para além de dançar todas as sextas-feiras, de tocar rajão, etc, soube-se que já foi filiado na JSD, o que desde logo solte-me um riso. Que escola hahaha e da antiga. Com certeza coisa da Juventude onde, não havendo perspectivas nesta terra, se junta ao partido do poder. Para emprego? Para oportunidades? Desde logo esclareceu que era só para ver os concertos e de facto, naquele tempo, a JSD nada tinha a ver com esta coisa ridícula que hoje em dia existe, onde cada líder que vem é pior do que o outro. Antigamente não havia espectáculos como hoje na Região, era a JSD com a sua Festa da Juventude que nos permitia ver grandes concertos. Outros tempos, outras gentes.

Para escrever este texto, tentei ver se havia razão para o fenómeno que nasceu ontem com a sondagem, pesquisei o DN mas, foi em conversa com um amigo que me surpreendi. Contado por um funcionário da câmara do Funchal, Paulino Ascensão no tempo de Miguel Albuquerque na câmara foi chamado por este para vir trabalhar na parte financeira, saiu da câmara de Santa Cruz e entrou na do Funchal. O que foi isto? Albuquerque a reconhecer um bom elemento e foi buscá-lo para a sua câmara? Conhecidos do passado? Seja qual for a razão vejo algo positivo aqui.


Disto tudo fixamos várias ideias. O Bloco de Esquerda mudou e para melhor, o seu líder parece um moderado que lida com todos e não um radical de esquerda. É afável e até com pormenores engraçados. Está-se a rodear de pelo menos um bom quadro por área de Governação. É incisivo e fraturante, não tem rabos de palha para evitar de falar sobre qualquer assunto e bem precisamos de falar de muita coisa errada na nossa ilha. Teve um mau episódio com os dinheiros das passagens na Assembleia da República mas resolveu bem, aliás foi o único. Com PSD e PS da mesma estirpe, como moscas no mesmo mel, e atendendo a que parece ser o Cafôfo o que tem mais condições de fazer coligação para Governar, surge o Bloco de Esquerda como travão, controlador de desvarios. Parece-me que o Bloco de Esquerda não está a viver um acaso mas sim o facto das pessoas estarem a perceber de que precisam de meter um partido que não vai em conversas ou pelo menos temos a certeza de ser dos últimos a se "vender", para meter ordem na democracia dominada e nos dinheiros públicos. Acho que o BE-M interpreta melhor, ou actua mais em consentâneo com a irritação, a frustração e a impotência dos madeirenses perante tudo isto que vêem na nossa política.


Também acho que o BE-M está a mostrar outra convivência democrática, não é "estranho" ter ido buscar um ex-PSD na CMF para os seus quadros? Acho que o Paulino Ascensão já sabe como amarrar curto o PS e está a conseguir o mesmo para o PSD, trazer quem lhes conhece os tiques para conseguir fazer um bom trabalho.

O BE-M no todo regional está a 2 décimas de empatar com o CDS, penso que a distribuir deputados dá mais ou menos os mesmos. Já no Funchal, o BE-M ultrapassou o CDS com um avanço de 8 décimas nas percentagens.

De ontem para hoje, já vejo este circo sem qualidade da política regional, vendida a grupos económicos com outros olhos, confesso que dá prazer ver como se pode encontrar uma solução para que todos batam de frente nas suas intenções de manipular a nossa democracia e as Regionais.

Vamos ver o que acontece a 22 de setembro mas com certeza nada será como dantes, até porque está tudo muito longe do que é hábito se ver (sondagens). Não tenho partido, sou simplesmente um cidadão que vai vendo e depois decide, gostei desta novidade da nossa democracia, estou farto do mesmo. Precisamos de mais esquerda logo mais social, empobrecemos e só vemos betão.