O Roubo das Pedras Preciosas!


Nesta terrinha é tudo muito previsível e expectável. A primeira página do Diário, além do impossível James Artur, trás em letras garrafais uma noticia que a empresa Tecnovia foi advertida por furtar pedra de uma ribeira. 

Diz quem sabe, que a advertência do Governo foi muito violenta do tipo “olhe, se faz favor, e se não se importa, não extraia mais pedrinhas da ribeira, se não vamos ser obrigados a dar tau-tau”, e a resposta do bronco não se fez esperar “vão-se f… deixem-se de p…”. 

Só pelo cheiro, a notícia cheira a encomenda, isto é, alguém estava a ver a vida a andar para trás, e apressou-se a criar uma notícia de primeira página, que curiosamente nem os desgraçados dos pescadores que foram salvos tiveram direito. 

Mas o melhor da notícia, e para quem não sabe, é que existem diferenças profundas entre o termo Furtar (artigo 203.º do Código Penal) e Roubar (artigo 210.º). Trocando em miúdos, roubar indicia um ato com violência e no Furto não, ou seja, normalmente no furto a vitima não está presente, isto é, nem sabe que foi roubada. O bom mesmo, era a Tecnovia utilizar encapuçados armados com shotguns, isso sim, seria uma notícia de primeira página. 

E aqui é que a porca torce o rabo. Segundo a Direção Regional de Estatística (que funciona de vez em quando), em 2017 (não conhecemos os dados de 2018) foram extraídos 36 mil toneladas de pedra das ribeiras. Trinta e seis mil? Sim, é um numero grande mas a pedra é pesada! E isto são os dados oficiais, sem os tais furtos, que o Governo Regional desconhece. 

E a questão, que o ignorante anónimo pode imediatamente colocar com esta notícia, é perguntar por onde andam os inúmeros fiscais do Governo Regional pagos pelo erário público? A assobiar para o lado? Segundo consta, o funcionário que descobriu que a Tecnovia furtou pedra até vai receber uma menção honrosa e talvez uma medalha de pechisbeque no dia da Região. 

Para que se saiba, a pedra extraída não cabe nos bolsos, e o mais provável, é que tenha de ser transportada em camiões, que nunca ninguém viu durante os últimos 40 anos. 

Por favor, não nos tratem por estúpidos, foi roubo sim senhor!

"Roubado que não dá pela coisa furtada, é quem, afinal, não foi roubado em nada"


William Shakespeare