Afinal havia outra na meteo


Por estes dias a coisa tem sido engraçada, bastou se dizer que a meteorologia não acerta para alguns ficarem assanhados com a sua dama predilecta. O problema é este, se continuarmos a assistir a alertas sem acerto a malta um dia não liga às previsões e acontece um desastre. O pessoal até estava atinadinho depois do 20 de fevereiro e lá veio o radar ao fim de uns anos. Bom! Ajuda. Sempre ouvi dizer do acerto quase total do radar meteorológico com 24 horas de antecedência. No calor da discussão vem um senhor e diz isto:
O radar devido à cordilheira montanhosa central da ilha da Madeira não "vê" a precipitação que se inicia a altitudes inferiores a 2000 metros a sul da Madeira. A 50 km, a sul da Madeira não "vê" a 2500 ou a 3000mt. Os grandes temporais vêm de sul. As nuvens que produzem grande precipitação em extensão vertical vão dos 500 metros de altitude aos 15km de altitude."
Os meus neurónios com isto passaram a andar aos encontrões, tem toda a lógica. Quer dizer que mais valia ter o radar meteorológico no Areeiro em vez do cabeçorras que lá está? Afinal o Porto Santo não é assim tão boa localização como nos fizeram crer?

Evidente que ando a especular, a tirar coelhos da cartola. Ai que a frente vinha mas dissipou-se e o modelo que usam não chega a essa conclusão?

Hoje sabe-se que os amigos do alheio entram na equação do modelo meteorológico, que os pestes não se lembrem do radar do Porto Santo senão o que será da gente, vemos a meteo francesa? A americana? A checa? Quando foi do Lorenzo, foram os americanos com os seus meios que entraram no fenómeno para avaliar a contento dos portugueses. Começamos a precisar de outros meios adicionais na nossa meteorologia?

E não é preciso se melindrar, se forem espertos usam o CM para fazer pressão para terem condições para acertar mais vezes, essa é que era. E já que estamos com a mão na massa, não percebi essa da sondagem do CM para saber se fecha. Fecha nada! Isto é um instrumento de tira manhas, a meteorologistas, a LGBTs, a governantes e políticos, se não se põe cá fora a malta rebenta.

Nota: espero que o roubo da estação não seja como as pedras, roubam o que é nosso para nos vender ...

Enviado por Denúncia Anónima 
Terça-feira, 29 de Outubro de 2019 02:53
Texto, título e recorte enviados pelo autor.