Bela Vista sobre as chefias


Muito se tem falado que más chefias adoecem os empregados, isto podia parecer algo exagerado até ser sentido na pele. Sou funcionária do lar da bela Vista, gosto muito do meu trabalho, mas ultimamente tenho perdido anos de vida de stress e nervos devido a chefia de uma das encarregadas.

Estas tem como função a orientação das tarefas diárias a cumprir bem como os mapas de trabalho que não são nada mais do que os horários mensais que deviam se traduzir numa boa gestão e ambiente de trabalho.

O que acontece no lar da Bela Vista é que tudo isto funciona bem para quem nesta altura traz um presente com um pedido que em vez de ser ao Pai Natal é à chefe para usufruir de um bom horário de Natal que dê também desta forma para os encontros e jantares natalícios.

Não deveria a encarregada tratar todos por igual? Até porque este ser humano antes de ser chefe já foi também como nós, deveria por isso ter outra posição imparcial para com todos e não só para alguns, mantendo um bom ambiente de trabalho entre os assistentes operacionais que são o coração do lar, pois são quem mais está com os idosos/utentes!

Já agora uma preciosa dica seria também optarem por dar formação à chefia, por exemplo um curso de relações interpessoais, para aprenderem a falar  connosco porque, apesar de terem um cargo de encarregadas, tem  por vezes o mau hábito de  fazer chamadas de atenção (muitas vezes sem razão) no corredor e até por vezes em frente aos familiares e falam como "lhes dá na gana" sem qualquer tipo de respeito e empatia!!

Já agora que estou a escrever isto e revendo um tema antigo da falta de pessoal (ainda por resolver e que piora a cada dia que passa), temos igualmente uma diretora confinada a sua agradável cadeira no gabinete que faz ouvidos de mercador às reclamações que apresentamos, que não age nem reage, mas que por estas alturas de Natal, de paz e amor, lembra-se (uma vez por ano) de vir ao longe acenar e dizer bom natal aos velhinhos, como se eles só existissem nesta linda época festiva!

Enviado por Denúncia Anónima 
Sábado, 30 de Novembro de 2019 15:54
Texto enviados pelo autor. Título e ilustração CM.