Se dúvidas havia sobre a estratégia do CDS/PP para estas autárquicas, ficaram todas esclarecidas no passado dia 28 de Março, na Assembleia Legislativa Regional da Madeira, com o debate em plenário sobre a GESBA - Empresa de Gestão da Banana.
A todos os presentes, foram evidentes as manipulações do Governo no debate.
Para começar, sabendo que vários produtores de banana estariam presentes no hemiciclo a acompanhar o debate, o Secretário Regional da Agricultura, Humberto Vasconcelos, também quis ter a sua “tropa” e lá convocou alguns agricultores para estarem presentes. Será que teve medo que os produtores de banana da Madeira iniciassem naquele dia uma revolução?
Logo depois, uma desilusão se apoderou dos presentes. Todas as intervenções dos deputados da oposição eram demasiado fracas e brandas. "Mas que raio de oposição é esta? É para Inglês ver?" Para depois uma ausência ser notada - onde estava o deputado do CDS/PP, Dr. Ricardo Vieira? Não deveria o CDS/PP ter aproveitado este seu membro para efectuar uma oposição forte e credível em favor dos produtores de banana?
O Dr. Ricardo Vieira tem vindo a dar assessoria jurídica à Associação de Pastores das Serras de Santo António, São Roque e Areeiro, bem como a Associação Cartilha Madeirense, criada a 22 de Março, que visa a defesa dos agricultores, pescadores e pastores. Quem melhor do que ele para expor em plenário as verdadeiras preocupações dos produtores e contrapor as afirmações que o Secretário da Agricultura debitava?
Terá recebido instruções para não estar presente? Se sim, por quem? E porquê? Terá dedo de Rui Barreto? Rui Barreto está demasiado brando. Nem parece aquele deputado que na Assembleia da República ousou votar contra o seu partido, na defesa dos interesses da Madeira. Afrouxou com Lopes da Fonseca. E, como se sabe que não ganha a Câmara Municipal do Funchal nas próximas autárquicas anda em namoro com o PSD-M, pensando já num possível "casamento" com Rubina Leal.
O povo tem o direito de saber as jogadas de bastidores e, quando votar, tem de ter os olhos bem abertos para saber o que lhe espera!
Post relacionado: Dia de brado na AR
Digo o que penso e, muito simplesmente enuncio factos pois que, apesar de poetisa, ligo bem maior importância aos factos do que às palavras por bonitas que sejam. Palavras são como as cantigas: leva-as o vento”