Descobri a peta da RTP-M


A RTP-M, vulgo RTP-Sousa, teve a colaboração de Duarte Rodrigues do Sousa no dia certo para as petas que costuma produzir para este grupo em publicidade não paga nos Telejornais. O engenhoso depoimento para a "Peta RTP-M 2018" teve grande esmero porque neste dia 1 de Abril qualquer mentira é santa, é Domingo de Páscoa. A RTP-M depreendeu que a Transinsular não queria participar na peta e ficou liminarmente de fora, são caretas, caramba era uma brincadeirazinha inocente.

Há mais de dois meses que uma das 3 gruas de levantamento vertical está avariada, o senhor Duarte Rodrigues usa a Playstation para brincar aos portos? Esse jogo de que gosta foi comprado aos ciganos da feira do Santo? O que fazem as areeiras a guardar lugar num porto comercial? Porque é que os navios do Grupo Sousa têm sempre gruas disponíveis e nunca trabalham com as próprias dos seus navios? Há uma queixa oficial ... de quem? Engenhosas declarações, peta bem trabalhada, quase tanto como situação de todos os filhos da Madeira Nova do PSD-M terem emprego no Governo Regional.



Mas falemos do Domingo de Páscoa. A liturgia deste domingo celebra a ressurreição e garante-nos que a vida, em plenitude, resulta de uma existência feita por dom e serviço em favor dos irmãos. A primeira leitura apresenta o exemplo de Cristo que “passou pelo mundo fazendo o bem” e que, por amor, se deu até à morte; por isso, Deus ressuscitou-O. Os discípulos, testemunhas desta dinâmica, devem anunciar este “caminho” a todos os homens.

O Evangelho coloca-nos diante de duas atitudes face à ressurreição: a do discípulo obstinado, que se recusa em aceitá-la porque, na sua lógica, o amor total e a doação da vida não podem, nunca, ser geradores de vida nova; e a do discípulo ideal, que ama Jesus e que, por isso, entende o seu caminho e a sua proposta.

A segunda leitura convida os cristãos, revestidos de Cristo pelo baptismo, a continuarem a sua caminhada de vida nova, até à transformação plena (que acontecerá quando, pela morte, tivermos ultrapassado a última barreira da nossa finitude). Ou então vota ... um voto de maior castidade no Reino dos Lobos e da máfia no bom sentido. Ámen, feliz Pascoa a todos, inclusive aos irmãos do Grupo Sousa e da sua TV.