Escabroso

Ontem, a abertura do Telejornal da RTP-M deve ter deixado muita gente incrédula. Há pelo menos 7 anos que roubaram a ETAR da Ponta Sol, levaram os equipamentos mais importantes, tiveram tempo de parar, desmontar e levar. Há pelo menos esse tempo que os esgotos da zona são despejados no mar sem tratamento. Só falta saber que durante esse tempo os tratamentos foram pagos.

O último presidente da câmara só saiu por limite de mandatos e estava bem cotado no concelho. Isto faz-nos pensar como é saudável a alternância de poder porque este vicia, condiciona e enlouquece. Muito tempo de poder, com os mesmos, tolda as cabeças para algum tipo de encobrimento de grandes falhas. E parece que vivem bem sabendo das atrocidades.

Ninguém comunicou o roubo ou o desmantelamento de algo obrigatório e necessário. As declarações da senhora Paula Menezes, Directora Regional do Ordenamento do Território e Ambiente, roçam o ridículo. Nada convincente e atrapalhada, disse barbaridades na TV, como a condição de ultraperiferia permitir poluir, omitir qualquer acto de fiscalização ao longo de anos, a inépcia na actuação contra o atentado ambiental e da saúde pública. Inacreditável, Inconcebível, intolerável.

E onde estava a senhora secretária Prada das taxinhas e miudezas para dar a cara? Num país decente, no dia de hoje, rolariam cabeças mas, não estamos, isto é uma República das Bananas onde mesmo subsidiadas vendemos mais caro que todos.

Eu não quero pensar no que vamos descobrir quando o PSD-Madeira cair, vai parecer os horrores do pós guerra. É com certeza esta a razão de vermos no dia-adia tanto histerismo. Como pode acontecer tanta promoção de gente incapaz que fica calada nos seus cargos porque só quer um bom ordenado para fazer a sua vidinha. Não querem responsabilidades, não querem confusões, não esboçam brio. Estamos numa crise de governação resultante do abate do mérito durante muitos anos, esta promoção de gentalha mata, a nós e ao mar neste caso, a sua missão é apoiar as máfias.

A Sitel e o Governo Regional devem esclarecer rapidamente, isto é dinheiro dos madeirenses e da Europa. Parece que vai haver delegação permanente da União Europeia com as sucessivas barracas que vão surgindo.

Uma palavra a actual presidente de câmara, que Deus lhe dê força e protecção, os madeirenses, em especial os da Ponta do Sol, só poderão estar ao seu lado.

Deixo o vídeo para que tirem as Vossas ilações: