O que faz falta é avisar a malta!


Eu, Luiz Pacheco, tive uma vida de exageros, sobretudo linguísticos e não raras vezes as madames da praça, dessas de bons costumes e não das que frequentam os laranjas, me rebaixavam de "porco". Eu não lhes queria atingir o peru mas tão só o osso.

Andei 82 anos a chatear a malta, sobretudo quando comecei a escrever. A minha obra literária, profusa de patifarias e verdades, constituída por pequenas narrativas e relatos que têm uma forte tendência autobiográfica e libertina, chamo-a de corrente
"neo-abjeccionista"!

Basicamente, a determinada altura achava que ponha toda gente a brigar e acabei brigando comigo mesmo para não chatear os outros. Critiquei-me para criticar os outros. Designavam-me por "polemista", por ventura nunca ouviu a palavra, o que gera polémicas.

Digo-vos isto tudo porque vejo-me obrigado a levantar do túmulo ao ver o canal da Assembleia Legislativa Regional da Madeira, local onde os representantes do povo madeirense mostram a todo mundo a natureza do do Povo Superior. Olha, superior o tanas! Vou-vos mostrar como escrevia enquanto vivo!

Sou provavelmente o maior filho da puta, a pessoa mais corrosiva, mais intratável que há, mas tenho irmãos à luz da fé cristã. Dizem que tenho a capacidade de dizer o que penso, de dizer mesmo tudo o que penso, mesmo o que não poderia dizer. Eu cá para mim, aquele episódio do Gil Canha que queria chegar a vias de facto com Vítor Freitas no plenário de hoje e ainda lhe atioru uma "florzinha de ódio" é estágio para entrar na família Coelho como político e amante, tudo por causa daquele grandessíssimo "filho da puta" do careca que pode destruir isto tudo. A piada é que brigam todos e ele impávido, sereno e sorridente.

Eu vivo para meu umbigo e pouco importa o que pensem. Só penso nos digníssimos amigos que no passado me acompanharam na luta anti-Jardim, logo anti-PSD, a ver este caramelizado de promessas dos aflitos, senhor da candidatura da Rubina na reserva e de tacho prometido, a defender justamente Jardim, o que agora manda no PSD-Mamadeira e exactamente igual ao anterior. Gil Canha só é da oposição desde que seja ele a estrela, se não é, antes o PSD-Mamadeira do que qualquer outro da oposição porque senão ficaria na situação de ser o melhor das ilhas mas não chegar a sítio algum. Com Cafôfo, Gil Canha esquece os lobbies todos do PSD-Mamadeira.

Depois de o ter despachado com aquela falta de atitude construtiva na CMF, se há coisa que irrita Gil Canha é pensar que já perdeu com Cafôfo nas autárquicas e pode perder nas Regionais. ISSO NUNCA, nem que lhe tenha que passar todas as rasteiras, chamar todos os nomes e suspeições na praça. O PSD-Mamadeira ri-se puxando da sua máquina de intrigas, compras e maldades. 40 anos a construir boa vida não pode cair, são muitos no gamelão, até Gil Canha, se não é parece muito.

Como eu não tinha de levantar do túmulo? Raios, apareceu um traste pior do que eu! Andam por aí uns quantos abjectos que se dizem oposição porque afinal de contas são do PSD-Mamadeira, dá-lhes muito jeito, estão a ver? É que toda gente já se habituou ao PSD-Mamadeira, é uma bitola, se ganhar não ofende ninguém e a malta acomoda-se. Até é bom porque o PSD-Mamadeira fica com as despesas da casa e da governação e nós oposição só ficamos com o jogo de ir dizendo umas merdas. Quando o povo quer mudança, o Gil Canha faz marcha atrás, porra pá, isto foi longe de mais, quero o PSD-Mamadeira a mamar ainda mais. Este mandato não foi um belo retrato das mudanças da treta de que o PSD-Mamadeira é capaz? Vai lá outro e senta-se no gamanço.

E a comunicação social vai mostrar o que se passou ou vai abafar? Aquele jornalista encartado do DN que faz a cobertura do plenário é outro e tal que parece um Canha, jeitoso. O Canha é um Renovadinho e estes até o mandam bater. E o coelho ainda vai ser salvo pela justiça do PSD. Com tantas compras, dava um forum sobre o assunto. Nada disto interessa ao povo! Do que faz falta é avisar a malta ... DO QUE FAZ FALTA!


"O Que Faz Falta"
Zeca Afonso
  
Quando a corja topa da janela
O que faz falta
Quando o pão que comes sabe a merda
O que faz falta
O que faz falta é avisar a malta
O que faz falta
O que faz falta é avisar a malta
O que faz falta

Quando nunca a noite foi dormida
O que faz falta
Quando a raiva nunca foi vencida
O que faz falta
O que faz falta é animar a malta
O que faz falta
O que faz falta é acordar a malta
O que faz falta

Quando nunca a infância teve infância
O que faz falta
Quando sabes que vai haver dança
O que faz falta
O que faz falta é animar a malta
O que faz falta
O que faz falta é empurrar a malta
O que faz falta

Quando um cão te morde uma canela
O que faz falta
Quando a esquina há sempre uma cabeça
O que faz falta
O que faz falta é animar a malta
O que faz falta
O que faz falta é empurrar a malta
O que faz falta

Quando um homem dorme na valeta
O que faz falta
Quando dizem que isto é tudo treta
O que faz falta
O que faz falta é agitar a malta
O que faz falta
O que faz falta é libertar a malta
O que faz falta

Se o patrão não vai com duas loas
O que faz falta
Se o fascista conspira na sombra
O que faz falta
O que faz falta é avisar a malta
O que faz falta
O que faz falta dar poder à malta
O que faz falta