Velocidade furiosa 2019


Mais calado do que Vice anda um pretendente ao trono em velocidade furiosa com destino a 2019, ultrapassando um achado arqueológico denominado PSD-M sempre com as mesmas filosofias baratas e na concepção de que obra tem que se materializar em betão e não pode ser a Saúde.

Quando olhava pelo retrovisor, munido de sondagens, um dos actores de Velocidade e Furiosa 2019 entala-se noutro achado arqueológico às portas da autarquia. Até parece que o PSD-M quer que Cafôfo tenha a sua Ponte Nova empatada à porta para picar os miolos todos os dias. A piada disto é que a história universal já nos mostrou que quem muito ostraciza fica só e passa de perseguidor a perseguido. É uma lição para os dois lados da barricada quando pelo meio está o povo a ver os obuses a passar por cima. Qualquer dia, para ter mobilidade, limpamos a mobília política e vamos ao IKEA para montar a nossa mobília.

E a propósito de mobília e mobilidade, ontem, quando me preparava só para os primeiros minutos de um programa de informação do Vice, levado ao colinho pelo Gil Rosa, fui afinal surpreendido por um programa decente. Bem longe da perfomance dos 3 anti-ferry do Dossier de Imprensa em clima condenatório e não contraditório. Tivemos partes diferentes a desafiar o quintal de cada um. No fim pensei, isto é como na República, elimina-se os politiqueiros da crispação e temos serenidade e debate sério. Ninguém berrou nem fez de matraca, havia substância e foi um mimo. Os políticos deveriam ter experiência para aceder à Governação. Graças àquela reunião importantíssima que, segundo a RTP-M, levou o Fast Political Furious para a capital de todos os males da Governação do PSD-M, abriu-se a antena a um debate decente. Em estúdio estiveram José Lopes da Easyjet, António Trindade, Gabriel Gonçalves e João Welsh,  debateu-se certo por linhas tortas diria. Foi lição até para Gil Rosa, quando a matéria prima é de qualidade até o moderador se vê obrigado a estar à altura. Isto é como em "Lisboa", mudam os actores acaba a crispação e em vez biquinho de papinhas de Maizena do Vice-Presidente a nos entreter com mais historietas e tangas percebemos que o estado tem fama de mau pagador e todos evitam ficar a adiantar ou a dar crédito. Só falta saber se houve mesmo reunião em Lisboa e se o Vice leão regional se foi de novo gatinho nacional.

E com isto voltamos à velocidade furiosa porque o tempo mata a cada dia ao ponto de ninguém saber
no PSD-M se muda a velocidade ou se pára já. Uns vêem que com este andamento as eleições vão ser um suplício sem obra naquela tradicional lógica do PSD, querem ver que o lobby ainda ganha extraordinárias para lá das 9 às 5? Não devia, e então o brio?!

A golpada das eleições antecipadas têm duas interpretações antagónicas, com os sinceros e os maldosos, uns dizem ser um suicídio porque o povo vai perceber e não gosta, para além disso está louco para castigar. Outros dão cinicamente razão ... eleições antecipadas já!

Entretanto os dilemas e as perseguições a mensageiros, típicas de quem não Governou, consomem mais tempo em discussões estéreis e o tempo parece que acelera. As principais caras do GR continuam a falar pelos cotovelos e a produzir de menos, é um mexe, remexe, inventa.

O achado arqueológico vai definir a velocidade de Cafôfo, é um teste para ver se sai da Bom Jesus a pé para ficar na câmara ou se passa sempre de bólide até à Quinta Vigia.

Absolutamente calado anda Cafôfo, parece gozo, sem desafios de monta. Aproveite o tempo e vá regar os jardins.

A sondagem vai dando isto e encerra hoje.