Quando surgiu a intenção do Governo Regional em fazer um estudo sobre os madeirenses pensei ... esta gente candidata-se a tachos e não dominam minimamente o que é a Madeira para poder governar. A campanha é um conjunto de mentiras ou ficção que ajuda os malabaristas a chegar ao poder. Depois logo se vê.
Amadurecendo as ideias comecei a pensar que seria um favorecimento a um amigo ou empresa, mais do que sinceras intenções para governar melhor. Os objectivos estão todos determinados, o estudo não muda nada. Agora, acho o estudo do GR sinistro porque ou escondem o que interessa ou deram mais de 100 mil euros por algo inútil. As perguntas não levm a nada mais do que um voyeurismo. Quem tiver tempo que passe os olhos, está aqui: LINK.
O JM por estes dias tem feito render o peixe e vai saindo aos poucos com os fait-divers, claramente a entreter assinantes e leitores com prosa. Como o estudo é fraco, ao fazer render o peixe a situação torna-se ridícula. Talvez por isso, os profissionais do DN despacharam o estudo numa publicação online, claramente por não haver substância, só serve para entreter toda gente afastando o jornalismo de situações muito mais significativas e que são verdadeiramente notícia.
Não podemos chamar aquele calhamaço, com 276 páginas (onde muitas são de imagens e fotos para encher de papel e justificar mais de 100 mil Euros) de estudo mas sim de evidências caricatas mais ou menos assim:
- Os madeirenses têm chinelos, desses, 32% é de enviar o dedo, 16% são pantufas e o resto anda descalço. (Estou a exemplificar e não a citar)
Tudo de acordo com um "focus group" que, de tão focus, só falou do que o PSD queria. Perguntas do tipo ... acha que o PSD Madeira é um partido subjugado pelos senhores do betão e pelos seus barões? Acha que enriqueceram e criaram impérios usando a informação privilegiada, a capacidade de fazer contratos e leis à medida? Notícia era vasculhar o que se calhar só verá luz do dia depois de Setembro.
O JM por vezes parece que não sabe como encher folhas para estar a bem com Deus e o Diabo, o GR e Jardim, parece que tem um acordo fixo de páginas favoráveis ao Governo Regional e torna-se ridículo porque vai enchendo chouriços. Estas páginas com o "estudo" do GR a retalho parecem de locutor de TV a encher o tempo até algo de substancial suceda. Tudo isto faz-me sentir de que há gente aflita e sem ideias quando o PSD-M continua a descer lentamente nas sondagens e o Congresso não marcou uma mudança nas perspectivas. Estão perdidos.
Mais do que caracterizar os madeirenses, este "estudo" classifica o tipo de governo que temos ao nível da qualidade e exigência própria e das empresas que contrata. Andam a gastar dinheiro que nos custa a pagar.
A par do estudo, vi esta pérola do nosso Presidente:
Estamos sem Autonomia porque o PSD-M faliu a Região "Autónoma". As suas instituições estão descredibilizadas pela categoria da gente que o senhor Presidente trouxe para a governação. As culpas são de Lisboa porque não há autonomia para decidir, isso comprova-se, Albuquerque já deitou mais culpas a Lisboa do que Jardim durante toda a sua era, tinha dinheiro para gastar e ser autónomo. As novas gerações não vão perdoar o PSD porque não cria oportunidades para ficarem. a natalidade está péssima porque não há rendimentos decentes, só pagamos dívidas. Só neste parágrafo o senhor Presidente que veja quanto estudo dava. Ouvi dizer que o PSD-M tem um Gabinete de Estudos, o que fazem eles? Não poupavam dinheiro ao erário público munindo o seu governo de dados ... já que inteligência vai ser difícil?