Sempre ouvi dizer que com a saúde não se brinca, mas ultimamente muita gente anda a brincar com a nossa Saúde. Trabalho há mais de 30 anos e faço todos os meus descontos, ou seja, pago os meus impostos como qualquer cidadão exemplar.
Felizmente, não me lembro de ter ido a uma Urgência, e dou graças a Deus por isso. Com o avançar da idade, o meu médico insiste em anualmente mandar-me fazer as chamadas análises de rotina. A próstata e o PSA ainda não são uma preocupação mas os níveis de colesterol já requerem a minha atenção.
Assim, e já como rotina, anualmente dirigia-me ao Centro de Saúde do Bom Jesus pelas 8H00, tirava uma senha, e era atendido sempre antes das 9H30, dando-me tempo para tomar o pequeno-almoço e entrar no emprego, ou seja, não me prejudicava, não prejudicava o trabalho nem a empresa, e consequentemente ganhava a Economia Regional, isto é, todos ficávamos todos a ganhar.
De repente, um génio da Saúde lembrou-se que para fazer análises eram precisas marcações. As intenções e os métodos até pareciam boas, mas na prática as marcações revelaram-se um desastre.
Esperançado e sem perder tempo liguei para o 291208700 para as famigeradas análises. Ao segundo toque fui logo atendido e informei para o que vinha. A senhora, que diga-se muito simpática passou a chamada e esperei … esperei …esperei … e a chamada voltou para trás … a senhora telefonista insistiu outra vez para o número das marcações e esperei … esperei … esperei … e desligaram a chamada. Voltei a tentar uma segunda chamada e aconteceu exatamente o mesmo, ninguém atendeu.
Resumindo. Criaram uma linha telefónica que não funciona (para quando uma página de marcação na internet?), e o utente tem de ir agora três vezes ao Centro de Saúde, uma para marcar (com um horário muito restrito), outra para levar o chichi num frasquinho, e ainda outra para levantar as análises, ou seja, em vez de perder uma hora, o sistema obriga-nos a perder dias.
Se as intenções era organizar, simplificar, otimizar os custos e minimizar os tempos de espera, então é melhor o tal génio voltar para a escola. Se a intenção era desviar as análises para os laboratórios privados então o tal génio merece um prémio. Conseguiu!
Volta Miguel Ferreira, a Saúde precisa de gente honesta.
Enviado por Denúncia Anónima
Quarta-feira, 19 de Fevereiro 2020 19:35
Texto, título e imagem enviados pelo autor. Ilustração adicionada pelo CM para melhor apresentação.