Race for Water na Madeira


A chegada do navio "Race for Water" não passou despercebida a muitos Funchalenses ontem, ao final da tarde.

De configuração peculiar, em virtude da sua fonte de energia ser de origem solar, zarpou de Lorient, França, no passado dia 9, para uma volta ao mundo, com a duração de cinco anos, dedicada à luta contra a poluição dos oceanos, em especial pelos plásticos e durante a qual realizará igualmente diversos estudos científicos relativamente aos oceanos e à procura de novas soluções tecnológicas na luta contra esta poluição.

Anteriormente batizado como "PlanetSolar" efetuou em 2012 a primeira volta ao mundo apenas com base na energia solar, obtida pelos painéis que ocupam uma superfície de cerca de 540m2, na parte superior do navio.

A embarcação é propriedade da Fundação Suíça com o mesmo nome, dedicada à preservação da água.

Poderão conhecer mais sobre esta fundação e projeto, no site da mesma:
http://www.raceforwater.com/

O navio deverá partir, em direção às Bermudas amanhã, Sábado. Confessamos que, ao observar o aspeto no navio, não deixámos que de nos questionar sobre o aspeto que teria este navio, caso navegasse tendo por base outro tipo de energias alternativas, como por exemplo, as algas, elemento abundante no mar... eventualmente uma boa questão a colocar à Empresa de Eletricidade da Madeira, que tem larga experiência na produção de energia com base nas algas...ou pelo menos, na produção de algas...já que a quantidade de energia produzida até hoje com base nesta tecnologia é algo de incógnito ...

O mundo é uma realidade universal, desarticulada em biliões de realidades individuais."