Os madeirenses devem ter cuidado com as compras online, tanto nas lojas de segunda-mão como noutras com produtos muito apelativos e inovadores, normalmente de sites internacionais. Ficam aqui 2 exemplos nacionais, com um filme no fim de uma tentativa em direto e as recomendações.
Um testemunho:
"Não sou utilizador de MbWay mas ontem desapareceram 200€ da minha conta sem o meu conhecimento/consentimento.
Tenho equipamentos à venda no OLX e fui ontem contactada telefonicamente por um comprador interessado (Sr. Zé) que me contactou do número 926233620. Estava com urgência em fazer a compra e pediu-me para me dirigir ao multibanco para ele transferir o valor para a minha conta e ficar logo disponível. Dirigi-me ao multibanco (Rua dos Anjos) e segui as indicações dadas. Pediu-me para seleccionar a opção MB Way/MB Net, eu disse que não era utilizador mas isso não foi impedimento. Inseri o contacto telefónico que me foi dado e o código de confirmação e, em nenhum momento apareceu no ecrã qualquer informação de que eu estava a dar acesso à minha conta, não dei os dados da minha conta, nem nunca apareceu o valor da transacção, nem recebi qualquer talão do multibanco ou notificação do meu banco ou de qualquer outra entidade a Informar/pedir confirmação do acesso. Cerca de 2 horas depois o meu extrato bancário revelava um levantamento de 200€ da minha conta (activobank), num multibanco, em Aveiro.
Se não sou utilizador deste serviço como é que poderia saber que sem qualquer dado meu, à exceção de um contacto telefónico, qualquer um pode enganar outro, sem que a vítima se dê conta do que se está a passar, pois nunca lhe é fornecida essa informação pelo terminal multibanco.
Se eu nunca aderi a este serviço não posso, obviamente ter conhecimento do seu procedimento, como é que um serviço do qual não sou aderente consegue conceder acesso à minha conta sem nunca me informar, sem haver confirmação de valor e sem qualquer tipo de notificação descritiva.
Fui à Polícia e fiquei a saber que esta é uma burla que acontece diariamente, pelo país todo.
O Mbway é a nova ferramenta dos ladrões para roubar aqueles que desconhecem o serviço, pois qualquer um que vá ao multibanco e siga os passos para activar MBway sobre indicação de outro mal intencionado, vai percorrer todos os ecrãs de confirmação sem nunca vir mencionado que está a dar acesso da sua conta bancária a alguém, não sendo de todo seguro."
Uma reacção positiva:
"Recentemente fui burlado no OLX. Denunciei na polícia e forneci todos os dados necessários, desde screenshots das conversas, números de telefone, emails e contas utilizadas pelo suspeito na plataforma...
Passado um/dois meses, a pessoa em questão foi localizada. É mesmo importante apresentar queixa, caso contrário eles nunca irão parar."
As recomendações da SIBS são as seguintes:
- "Nunca deve adicionar, ou permitir que adicionem à sua conta ou cartão bancário, um número de telemóvel que não possui ou desconhece, quer seja através do Multibanco, quer seja através do homebanking"
- "Os bancos não solicitam, telefonicamente ou por mail, que adicione à sua conta bancária um número de telemóvel que não é seu ou não conhece. Caso seja contactado neste sentido e desconfie da legitimidade do contacto, deverá de imediato entrar em contacto com o seu banco".
- "Da mesma forma, nenhuma entidade legítima, como operadoras de comunicação ou de outros serviços, lhe poderá solicitar, telefonicamente ou por mail, que adicione à sua conta bancária um número de telemóvel que não é seu ou não conhece. Caso seja contactado neste sentido e desconfie da legitimidade do contacto, deverá de imediato entrar em contacto com o seu banco".
- "Nunca forneça dados confidenciais ou pessoais como resposta a mensagens de correio eletrónico ou via SMS, mesmo que a origem da solicitação aparente ser legítima".
- "Não siga ligações que recebeu em mensagens de correio eletrónico ou via SMS".
- "Verifique os extratos das suas contas bancárias regularmente".
- "A SIBS recomenda que contacte o seu banco para adicionar o(s) seu(s) número(s) de telemóvel para que possam ter a sua ficha de cliente totalmente preenchida".
PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Quarta-feira, 12 de Fevereiro 2020 14:14
Todos os elementos enviados pelo autor.