Banzanza

Ampliar
Lúcifer foi chamado para mais uma urgência à quase deserta aldeia dos neo-gauleses da treta. Afinal era só mais um caso de um paralepípedo promovido a druidário depois de um longo currículo de cunhas. Mas este é especial, é um paralepípedo que caiu no caldeirão da poção mágica e ficou a boiar de tão oco, não se afogou.

Agora percebo porque despediram os gajos do Polvo Livre no jornal dos gauleses, com um paralepípedo destes a fazer humor morre-se de riso por não se conseguir rir. Na máxima "chama-se antes que te chame", li o paralepípedo a observar os outros como alucinados e só me veio à cabeça que devem ser estes ratos que comeram meia tonelada de marijuana à polícia argentina.

A história é mais ou menos assim, o Amilcarix atulhou o fogareiro com uns briquetes especiais do Miguelix e pegou lume com a página de Opiniões & Crónicas do dia 12, de repente coisas estranhas sucedem na aldeia, às vezes descobre-se poções mágicas ao acaso. O Javali a rodar no espeto com lume por baixo começa a rosnar, as labaredas descontrolam que até pareciam chamar pelo Lúcifer e o Amilcarix começou a ficar estonteado. Enquanto delirava parece que escreveu a tal ladainha-cassete e foi chamar o Miguelix para ver a ..... que fez. Nada de especial, aptos para o Inferno na categoria infantil.

Quando a fumarada sossegou, ainda dançavam os dois nus pela aldeia deserta, reparam num bilhete escrito à porta do druida Caladix que rezava assim: "- como essa banzanza não vos passava aceitamos o convite dos Romanos para acabar o contencioso das autonomias e fomos todos fazer um pique-nique. Deixem-se ficar na aldeia deserta por causa das recaídas, isso é perigoso."

Esta nova poção mágica nascida dos briquetes do Miguelix está anotada pelo Jardinix: Nosso Senhor não castiga nem com pau nem com pedra, dá um Amilcarix.

Entretanto, os Romanos e a aldeia em peso descobriram que afinal nenhum dos dois lados é tão mau quanto parecia porque, sem o Amilcarix a desamparar a loja com os Romanos pelo ar, conseguiram chegar à fala. Os Romanos tão impressionados ficaram que decidiram fazer uma nova aldeia em pedra, só para chatear o Caladix, e os gauleses vão ter hospital, mobilidade e outras concessões como Romanos de primeira. A nova aldeia de pedra é mesmo ao lado da aldeia original, o Amilcarix vê o resto do povo a cozinhar javalis de pata negra quando só um ou outro pombo aterra na inoperacionalidade da aldeia.