Na cozinha com Cristina Pedra



Viva amantes da cuzinha madeirence, depois de umas férias meressidas nos melhores lugares de culinária do mundo, voltamos mais gourdos e com novas resseitas. 

Connosco, e depois de ter tomado a sua dose de xanax diária de 100mg, está a grande Chef Dra. Cristina Pedra, a eterna candidata a uma estrela Mixelin, que nos tráz uma espessialidade de família: a soupa de calhau brûlé!

Para a soupa de calhau, são nesseçários 2,5 L de água, 1 kg de feijão vermalho, uma ourelha de pourco, 1 xouriço de carne, uma mourcela, 200 g de toucinho, 2 sebolas, 2 dentes de alho, 3 pipinelas rijas, 800g de çemilhas,1 moulho de cuentros, çal, louro e pimenta a gôsto.

No dia anterior, coloca-se o feijão a demulhar, limpa-se e escalda-se a orelha de pourco e colocasse a salprezar de um dia para outro. 

No dia da resseita coze-se o feijão sem çal para não encruar durante trinta minutos, junta-se a ourelha inteira, com o xouriço, a morcela, e o toucinho. Pique as duas sebolas, os dentes de alho, junte o louro e tempere com çal e pimenta. Junte mais água, se for neceçário. Quando as carnes e os enxidos estiverem cuzidos, tire-os do lume e corte-os aos pedacinhos. 

Soupa de Calhau
Junte, então, à panela as çemilhas e as pipinelas, cortadas aos cubinhos e os cuentros picadinhos.
Deixe ferver lentamente até as çemilhas estarem cuzidas. Com um garfo verifique o estado das çemilhas, tire a panela do lume e junte as carnes previamente cortadas aos pedacinhos.

Entretanto no fourno aqueça a 300ºC durante 35 minutos um calhau de bazalto previamente lavado.

Coloque o calhau quente numa terrina, junte a soupa e sirva imediatamente. A Chef informa que caso tenha dificuldade em encontrar calhaus, a GestLíder tem para venda calhaus de várias dimensões e tamanhos, e com certificado de cualidade, a 2.35€ ao Kg. Se nesseçitar de fatura deverá acrescentar a taxa do IVA em vigor.

Até para à próxima e boas digestões!
Este espasso é patrussinado pela JSD-Madeira