A instrumentalização de Ronaldo

Ninguém discute as qualidades profissionais e humanas do jogador e da pessoa Cristiano Ronaldo. Sabemos da sua história para se tornar a pulso num ícone mundial, nunca enjeitando nem a região nem a família e solidarizando-se em muitas causas. Todos os madeirenses o estimam e é por isso que alguns se aproveitam.
Clique para ampliar

O problema é que Ronaldo, ícone mundial, é um excelente veículo promocional, tão à mão como em nenhuma outra oportunidade na história da Madeira, é alvo da cobiça e do aproveitamento de uns "inferiores" da política e da hotelaria para atingirem os seus objectivos. O hoteleiro quer usufruir da marca de borla com parcerias hoteleiras para assim obter projecção mundial e ainda a benevolência do Governo Regional da Madeira na conquista de áreas públicas, propriedade da região e de todos os madeirenses. Já sucedeu com a Praça do Mar e vai suceder com o centro de Câmara de Lobos, junto ao mar, em parte importante da baía. Será tipo um Santa Cruz 2, vila onde metade da área urbana é um hotel.

O Governo Regional, imbuído do mesmo espírito de aproveitamento, cede por dever favores ao grupo hoteleiro e a Ronaldo porque assim também usufrui da fama do jogador para fins políticos. O PSD - Madeira e o Governo Regional estão a usar Ronaldo para ganhar momentos para a fotografia, de suposta adesão popular à Renovação, escudando-se de quem pensa nesta instrumentalização e na brutalidades das decisões que se tomam. Quem pensa e alerta tem grande oportunidade de ser odiado porque a população desinformada do resto não vai mais além de que alguns são contra o jogador, justamente na forma política pensada pelo Governo Regional e pelo PSD - Madeira para se escudar do aproveitamento político.
Clique para ampliar

Esta instrumentalização, em crescendo, atinge já visibilidade indecorosa com as Casas do Povo, braço armado do PSD Madeira com um novo Jackpot disfarçado, na versão Renovadinhos, a ser usado em benefício das acções políticas do PSD Madeira. Nas fotos em anexo isso é evidente, na sede onde a inexistente Casa do Povo de então já funcionou, dentro das instalações do PSD Madeira, em Santa Maria Maior, com projecção em debate na ALR, a agora existente e inaugurada Casa do Povo sob o mesmo nome, que usurpou metade de uma escola para sede (Escola dos Louros), usa o dinheiro da Casa do Povo para autocarros gratuitos na renomeação de um Aeroporto. Por objectivo político de encher o evento e comprar sucesso.

Clique para ampliar

Assiste-se a instrumentalização do Cristiano Ronaldo com o aeroporto e das pessoas com os autocarros grátis, para fazer número e parecer um sucesso desse grande líder Miguel Albuquerque que até ao momento só nos deu conversa mas não resolve nada. Depois dos sentidos Jardinistas dizerem que a política regional teve um achamento em 2015 parece que esta renomeação do Aeroporto da Madeira pretende fazer mais festa do que a inauguração do mesmo. É a versão Renovadinha numa região falida pelo PSD Madeira que se quer manter pois não sabe viver sem poder e este escapa.

Em benefício da política procede-se a um sem fim de instrumentalizações, do erário público, da Casa do Povo, do jogador, do aeroporto e do POVO. O calor do futebol leva na certa o povo, fazendo de uma renomeação mais do que uma inauguração, um fetiche para dois anos miseráveis de governo. "Levou" na certa nas internas, "levou" na certa nas regionais, encontrará forma de "levar" na certa no futuro.

"Nada há de mais ruidoso - e que mais vivamente se saracoteie com um brilho de lantejoulas - do que a política."