Uma Hortênsia para o caixão dos entendidos do PSD

São Miguel - Açores
Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira, 19 de Julho de 2019 17:17
Texto, título e vídeo do autor. Ilustração CM.

Boa tarde peço a publicação deste texto e envio um vídeo também.

Antigamente, quem não se lembra, as estradas regionais na Madeira estavam floridas por esta altura, muitas delas com Hortênsias. Um pouco antes até a Giesta e a Carqueja davam um show amarelo a muitas partes das nossas serras e era famoso ir ao Pico do Areeiro. Aqui isto ainda é possível de se ver.

Eu concordo que devemos atacar as infestantes para manter a nossa a floresta, agora, para mim infestante é algo que abunda de forma descontrolada no meio da serra e que vai matando e tomando o lugar a outras espécies.

Há uns anos atrás, uns senhores e senhoras sabichonas decretaram o fim das Hortênsias nas bermas das estradas regionais, era uma bordadura impressionante na altura da floração. Entre cabeças doidas e falta de pessoal, chegamos aos nossos dias em que por acção do homem, as bermas dos caminhos regionais são uma pálida ideia do que já foram. Falta corte, falta plantação de espécies e sente-se falta das Hortênsias.

Quando se faz um jardim na Madeira não vamos buscar só plantas regionais, é que não temos assim tantas para tornar um jardim bonito e ninguém vê qualquer inconveniente de se apresentar um jardim bonito com todo tipo de plantas. Jardins não são a serra ou a Laurisilva mas as bermas dos caminhos são, pelo menos deveriam ser, para residentes e estrangeiros se sentirem num lugar aprazível.

Hoje em dia, vemos alguns trabalhos a serem feitos para recuperar as serras dos incêndios. Muito lento para o que deveria ser, se fosse betão era muito mais rápido, com isto vamos ter uma geração ou mais que não vão saber o que é verdadeiramente a Madeira nas suas visitas turísticas.

Uma das formas de atenuar isto é alindar os caminhos regionais, impressionar onde andam mas, em abono da verdade, está uma vergonha. Esse trabalho é algo que se faz muito rápido e com espécies que não levam muito tempo a crescer. Aqui a Hortênsia deveria ter um papel especial, como já teve, não seria plantar infestantes seria alindar o jardim contínuo à beira da estrada.

Parabéns Açores. Oxalá venha Setembro rápido para mandar o PSD à Malvas. Farto dos ditadores da Madeira Nova. O Helicóptero de incêndios era tipo um "infestante" para o PSD, agora é ver o que evita em incêndios em lugares inacessíveis.