Socorridos alvo de inquérito e de estudo

Crédito: Hélder Santos/ ASPRESS para o DN Online

Enviado por Denúncia Anónima
Segunda-feira, 29 de Julho de 2019 13:33
Texto, título e PDFs enviados pelo autor. Imagens colocadas pelo CM.

O Inquérito

Amílcar já disse que tem confiança total no serviço de fiscalização e que a empresa retirou inertes numa postura de colaboração (embora a SREI desconhecesse essa colaboração ...).

Haverá algum louco na SREI que contrarie as conclusões do seu chefe Amílcar ao executar o relatório do inquérito? Se já se sabe o resultado, para além de enganar a população, para que serve um inquérito cujas conclusões já foram declaradas pelo chefe Amílcar?

Crédito: Hélder Santos/ ASPRESS para o DN Online

O Estudo 

A extração de inertes do leito das ribeiras, por lei, só pode ser feita para "Correção dos efeitos da erosão, transporte e deposição de sedimentos, designadamente ao nível da correção torrencial".

A ribeira dos Socorridos foi estudada no âmbito do:

1) EARAM (2010) - estudo de avaliação de riscos de aluvião na ilha da Madeira;
2) PGRI (outubro de 2017) - Plano de Gestão de Riscos de Inundação;
3) EARAM 2 (fevereiro de 2018) -estudo de avaliação de riscos de aluvião na ilha da Madeira; A DROTA vai mandar elaborar um novo estudo devido a uma obrigatoriedade legal comunitária (PGRI) e agora a SREI (um ano e meio depois de ter pago quase 400 mil euros por um estudo) lembrou-se de fazer mais um estudo. Para além de gastar dinheiro e talvez permitir que o GR passe a pagar à AFAVIAS o que ela até agora fez de borla, para que é que serve mais um estudo?

Que eu saiba, os anteriores estudos não indicam a necessidade de extrair pedra do leito da Ribeira dos Socorridos. Agora, a SREI não acredita nos estudos pagos pelo Governo Regional (incluindo a própria SREI)

Crédito: Hélder Santos/ ASPRESS para o DN Online
As duas direções de hidraulica:

Artigo 5.º Direção de Serviços de Hidráulica Fluvial da DRESC da SREI 1 - A DSHF tem por missão promover e coordenar os estudos e as ações associadas ao funcionamento hidrológico das bacias hidrográficas e assegurar a gestão e controlo da utilização privativa dos recursos hídricos fluviais sob a responsabilidade da DRESC. Verificar, para ampliar clicar quadrado superior direito:



Então, a SREI de serviços com técnicos superiores que só serve para contratar estudos? Não me admirava que a razão desta situação é ter lá um Renovadinho que nada percebe de hidráulica.

Artigo 5.º Departamento de Hidráulica e Gestão de Riscos Naturais do LREC da SREI 1 - O Departamento de Hidráulica e Gestão de Riscos Naturais tem por missão desenvolver atividades nas áreas da hidráulica torrencial, da dinâmica fluvial e marítima, das infraestruturas hidráulicas, marítimas e portuárias e da segurança e gestão dos riscos naturais. 2 - Compete ao Departamento de Hidráulica e Gestão de Riscos Naturais: a) Realizar estudos no domínio dos recursos hídricos, da hidrologia e hidrogeologia, da hidrodinâmica e da morfodinâmica, do transporte e deposição de sedimentos, da erosão, da inundação costeira e fluvial. Verificar, para ampliar clicar quadrado superior direito:



Estes aparentemente sabem fazer estudos. Então, para quê se vai contratar um empresa externa? Para que é serve a Direção de Serviços de Hidráulica Fluvial? Minha aposta, é que serve para dar tacho a algum Renovadinho.



Leituras recomendadas: