O Fofinho da Iniciativa Liberal



Não começou bem a Iniciativa Liberal com Miguel Ferreira da Silva quando se demitiu por não concordar que a página do facebook da Iniciativa Liberal tivesse sido uma página de apoio a António Costa.

Assim, o desconhecido Carlos Guimarães Pinto é o atual presidente da Iniciativa Liberal. Economista licenciado pela Universidade do Porto, é presentemente investigador na área da Economia Internacional e leciona Políticas Públicas e de Economia no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica de Lisboa.

Mas se Carlos Guimarães Pinto é desconhecido da maioria dos madeirenses, Nuno Morna, o representante na Madeira da Iniciativa Liberal não o é.

Nuno Morna, mais conhecido dos madeirenses como “Humberto Nuno de Carvalho Homem e Morna Gomes”, é um conhecido ator e produtor teatral, tendo participado em séries televisivas e filmes e apresentador de diversos programas na RTP-Madeira, e foi fundador da COM.TEMA (Companhia de Teatro da Madeira) e é filho da poetisa Maria Aurora famosa e reconhecida ativista contra o regime de Alberto João Jardim.

Com Nuno Morna, a Iniciativa Liberal ganhou terreno na Madeira, com a constante atividade partidária com apresentação de propostas, nomeadamente na página do Facebook. A sua campanha é das mais inteligentes, sendo, neste momento, o partido, dos chamados pequenos com a melhor campanha. Sinceramente o humor da Iniciativa Liberal surpreende-nos pela positiva, porque dizer coisas serias a rir, é do que há de mais difícil na política.

A única dúvida que se coloca aos eleitores e simpatizantes da IL é se, a serem eleitos, a Iniciativa Liberal, irá coligar-se numa eventual maioria absoluta, ou se continuará no parlamento regional no seu papel de fiscalização. Estamos convictos que, se Nuno Morna for inteligente, manter-se-á à parte de qualquer governo seja ele de direita ou de esquerda.

No entanto, a psicologia ensina-nos que as pessoas gordas são de confiança, desde que distantes da mesa onde está o comer.

Vamos esperar para ver.

"A inconveniência é a alma do humorismo. "

William Maugham
(*) A pedido do Nuno Dória que não gostou do titulo de chamar "Gordo" ao Nuno Morna, substituímos por "Fofinho".