2019: o ano de todos os perigos!!


"Paulo Cafôfo sublinhou a aposta clara na Educação enquanto candidato ao Governo Regional. “Comigo no Governo Regional, o ensino obrigatório será completamente gratuito”, é o que disse ao JM o candidato à Quinta Vigia Governo Regional, numa declaração que se refere não apenas aos manuais escolares, mas também aos transportes e à alimentação dos alunos. O assunto faz manchete no jornal deste domingo, reforçando ainda que a aposta em áreas na Economia do Mar e nos cuidados primários da saúde. Pelo meio, acusa o PSD de fazer da luta pela autonomia uma forma de se manter no poder." in JM, 19.08.2018

Interessante posição de Paulo Cafôfo, que já anuncia disparates para delapidar os parcos recursos financeiros do erário público regional, como os "camaradas da pura esquerda" gostam de fazer sempre que chegam ao poder e as "elites da direita naftalina" gosta de rejeitar. Este nem lá chegou e o disparate já lhe arriba a mioleira. 

Grátis para todos, não distinguindo nem ricos nem pobres. Esta medida tresanda a populismo que é a arma dos politicos sem ideias ou capacidade criativa para mudar o rumo do futuro. Se é assim, nem vale a pena apostar na mudança.

Este anuncio é a prova clara que Cafôfo e os que o seguem estão prontos para nos brindar com a mediocridade com que o PSD da Renovação nos obriga a viver nos últimos anos. Sejam sérios e não enganem quem ainda acredita na politica como deve ser. Servir o povo sem que seja necessário nos encher com demagogia, seria uma boa ideia. Ou não?

Como seria muito bom usar os recursos financeiros com equidade, onde os filhos dos menos abonados pela vida pudessem aceder aos recursos que os filhos dos  mais abonados já tem. Proporcionar a todos o equilíbrio que permitisse diminuir o fosso social, proporcionando a mobilidade social pela competência, pelas acesso as mesmas ferramentas e instrumentos. 

Conclusão, Paulo Cafôfo, o que nos diz é que pretende manter o fosso entre ricos e pobres em termos de recursos financeiros para a Educação, pois não anula as diferenças sócio económicas entre alunos, ao ajudar todos por igual. Quando cada família tem particularidades que requerem formas de análise e intervenção social tecnicamente responsáveis. Isto não é Justiça Social é demagogia para comunicação social. 

Recomendamos por exemplo a  breve leitura de John Rawls que divide a sua concepção geral de Justiça Social em três princípios:

"Princípio da liberdade igual:
A sociedade deve assegurar a máxima liberdade para cada pessoa compatível com uma liberdade igual para todos os outros.

Princípio da diferença:
A sociedade deve promover a distribuição igual da riqueza, excepto se a existência de desigualdades económicas e sociais gerar o maior benefício para os menos favorecidos.

Princípio da oportunidade justa:
As desigualdades económicas e sociais devem estar ligadas a postos e posições acessíveis a todos em condições de justa igualdade de oportunidades."

Ainda agora começamos e 2019 já promete ser o ano de todos os perigos!! 

Cuidado não há almoços grátis, até porque o atual governo já comprometeu os recursos financeiros até meados do sec XXI.


„Aquele canta e ri; não se embaraça 
Com essas coisas vãs que o mundo adora 
Este (oh, cega ambição!) mil vezes chora 
Porque não acha bem que o satisfaça.“