Levadas vs Passadiços



O forte do turismo da Madeira está na sua beleza natural. Desde sempre que isso foi o ponto central de atracção de turistas e visitantes à nossa terra. As levadas estão claramente no topo da oferta turística devido à sua originalidade e proximidade com a natureza.

Noticia DN 19 Agosto
Com tudo isto seria de esperar que as levadas fossem bem cuidadas e com manutenção regular. 

Mas não!

Desde há muito se nota o abandono e o desleixo neste cartaz que a Madeira tem para oferecer. Promete-se flores e ar puro, e o visitante encontra túneis de silvado ou giesta, percursos encerrados por falta de segurança ou degradação, além de pouca sinalização ou desactualizada.

Sinta a natureza à sua volta dizia o slogan, mas a insegurança e falta de informação é o que chama mais à atenção. Não me incomoda que em alguns percursos mais solicitados possa haver alguma taxa de manutenção de valor simbólico ou até limite de utilização. 

Mas não me passa pela cabeça mais uma privatização para chicos-espertos que entendem o valor real da levadas e mais uma vez aproveitam-se do bem público para ganhar dinheiro. Na Madeira não faltam organismos que vivem do orçamento da região que nada produzem, se calhar poderiam ser esses a avançar !

Os nossos governantes (todos) parece que não entendem que tivemos a sorte (devido ao trabalho dos nossos antepassados) em herdar uma verdadeira mina de ouro no que toca à interactividade com a natureza. Outros não tiveram tanta sorte em herdar algo parecido, mas foram à procura de uma alternativa.

Veja-se o sucesso dos Passadiços de Paiva. Uma região de igual beleza mas que faltava um acesso mais directo do visitante à natureza. Quiçá inspirados nas levadas, desenvolveram-se percursos seguros que já estão a dar resultados no turismo (ver noticia TVI abaixo). O sucesso do projecto já está a levar a novos investimentos em outras zonas criando riqueza e afirmação turística da zona comprovados pelos prémios do World Travel Awards em 2016, 2017 e 2018.

O que é preciso para a nossa governação finalmente acordar para a necessidade de cuidar daquilo que mais original temos? Entendo que o lobbie da natureza não é tão forte como o lobbie do betão, mas o betão não é o que atrai turistas à nossa Madeira. 

Está mais que na hora de revermos prioridades, para bem do nosso turismo!



Quando se dissipa o património com loucuras, procura-se restaurá-lo com culpas.