Cafôfo e o PS estão a perder por deslumbramento


Resultado de imagem para Paulo Cafôfo e Emanuel Câmara


O poder regional e partidário está tomado pela mediocridade, apesar de tão longe que estamos das Regionais já vemos erros e ambientes de cortar à faca. Mais uma vez assistimos ao deslocamento da política para a gincana, ambiente onde a mediocridade se dá e não necessita de conhecimento ou qualquer categoria para actuar e vencer no jogo sujo. Basta ir a todos os arraiais dar a cara e não verter uma palavra útil para a vida dos cidadãos eleitores. Basta ter cocktails com toda a função pública enquanto a governação falha por inteiro. Basta rodar os mesmos e dizer-se que se tem novas caras e novas políticas mas ninguém acredita. Basta ganhar para promover a limpeza mas desde logo se cai nos mesmos erros de inacção. Basta haver lugar ao crescimento e todos os fortes "EUs" sabotam-no com medo de perder o lugar. Tudo isto beneficia o infractor, o de sempre, o PSD-M.

Cafôfo é visto como o Messias em quem ninguém toca porque ele trará a vitória a novos medíocres iguais aos da Renovação. Já os vemos. Este suposto candidato a vencer (até ver) anda embevecido ao ver os esquemas e lobismos a lhe dar importância, a se posicionarem a bem para que tenham uma palavra de proximidade a qualquer poder que emerja das eleições Regionais. Quem nunca se viu importante deslumbra com tantos "queridos" que vão de boleia na sua popularidade. Só com isto vemos que não saberá mudar, governar diferente e não conhece a sociedade civil.

Paulo Cafôfo ainda tem muito que provar na câmara enquanto alguém que pretende ser líder da região. A sua experiência autárquica deveria estar a ser feita com uma perna às costas por exigência inferior, coisa que não vemos. Muitos acham e desejam ver o Miguel Silva Gouveia como presidente, e vai sê-lo com Cafôfo a avançar porque ganhará pelo menos lugar na Assembleia Regional, porque é um relógio suíço que destoa do resto. Paulo Cafôfo insistiu em alguns elementos da Vereação que deveriam ter ido passear, são sempre os mesmo a errar e a produzir ruído sobre a governação camarária. Mas, até Paulo Cafôfo está em falta, porque nesta de pousar pouco nos cargos para estar atento às ambições esquece que é o elemento aglutinador dos seus funcionários na câmara, o superior máximo que dá atenção a todos e os faz sentir bem. Esse ambiente não existe e com um mandato mais quase um quarto pergunta-se que ambiente vai criar na função pública? É que eles querem despachar os Renovadinhos que não respeitam ninguém e ultrapassam todos. Pela segunda vez Cafôfo falha nos raciocínios do povo.

Mas há mais coisas incríveis a se passar. O PSD anda há 40 anos com seus lobbies e a nos empobrecer mas está a conseguir passar o ónus para o Cafôfo, e este embevecido com a importância de que é alvo cai que nem patinho, talvez orgulhoso por ficar com meia dúzia das tribos chupistas para arder milhares de votos. Quem for a ver, qualquer dia estão os lobbies ainda a mamar do PSD-M mas foram do PS desde crianças. Que relato imbecil proporcionado por um convencido chamado Iglésias que de gestão política nada percebe. Mais um que ostenta um estatuto sem substância.

O PS nunca esclarece nem refuta, fica em silêncio e está a acumular imperdoáveis erros que estão a minar o seu ambiente propício à alternância. O PS continua com falta de jeito e Cafôfo é mais vencedor da condescendência do que um estadista de primeira água.

Os partidos enfermam todos de vários tiques, o dos medíocres a guardar lugar eliminando a concorrência com conhecimento, o confundir e valorizar elites empresariais (que gerem em clima de proteccionismo) cegando o olhar para os verdadeiros gestores políticos que vão buscar os votos para governar. Para gerir a agenda política e ter calo para enfrentar as vicissitudes é preciso gente com calo e não os melhores convivas das noites sociais ou os mais ardilosos, os lobbies em ponto pequeno que tiram fotos com todo o espectro político para terem, também e sempre, um pé no lado vencedor. É assim que os políticos que sonham com poder caem na armadilha porque querem todos mas, aceitando uns queimam milhares, os que presenciam calados e quase não se dá por eles, só se manifestam nas urnas

Andam todos a namorar com "parole, parole, parole" e estão sinceramente fartos de mais do mesmo. Só o PS encara pela primeira vez esta coisa de poder ser Poder, o povo está calejado e vê a repetição com outras caras mas os glutões do sistema já vêm acoplados por todos os lados. Esses, antes da abertura das urnas de votos já podem festejar, minaram, compraram e controlaram tudo, porque os políticos são fracos e ficam embevecidos rapidamente.

Quando Cafôfo e o PS devem mostrar pulso ficam quietos e calados, permitem que lhes assente a imagem que o povo fez, não refutam porque já estão entalados para tomar decisões de fundo, os verdadeiros estruturantes que fazem acreditar que são diferentes. As voltas que o PSD-M consegue dar para que a sua imagem assente no adversário político. Brilhante para uns, aselha para outros.