A República das Bananas

Eu nem quero estar quando arrancar a peixeirada entre a Dolores e a Nini por causa da banana, quem promoveu mais e melhor?

A Dolores sai-se logo com esta: - a minha banana é a melhor, natural e bem apresentada, a tua parece que passou por ovo e farinha para fritar. A Nini responde branca como o Duo Ouro Negro: - a minha banana é exclusiva para 125 pessoas, é uma peça de arte que dá muito prazer às pessoas. Para não ficar atrás a Dolores dispara: - rapariga que clientela a tua, isso vai de penca! É aproveitar o Verão e o mar, água com sal aperta. Nini avança com diplomacia, não cede: - tás carecida de experimentar a pedra, espertalhona! Ui o que ela foi dizer, as filhas da Dolores enchem-lhes os bofes e sai logo, também de forma diplomática: - anda vai te entreter com pedrinhas e barrote.

Ao longe aponta o Albuquerque que enquanto a conversa foi de bananas não ligava nenhuma mas quando ouviu pedra o coração começou aos saltos: - se a pedra incomoda tanto fico com ela e entretenham-se com as bananas.

Nisto aparece o Cunha porque banana é com ele: - se o problema são as bananas eu fico com elas! A Dolores com pêlo na venta dispara: - já tinha notado que o banana tinha virado para o pedras.

Raios, já não se pode ter uma discussão descansada, adivinhem quem vem meter o bedelho? A Pedra: - ai que estou mesmo a precisar de uma bananinha para me reconfortar, eu já não posso com o Cafôfo, os estivadores e esta classe empresarial, credo, não sabem fazer dinheiro como a Nini, recolhe pedras e barrotes e vende como preciosidades.

Por mero acaso passa Jaime Ramos, ainda mais diplomata: - o que é este *******? Esta ***** é de comer, de se esfregar ou jogar à cabeça de alguém? *****, 2.100 êres? 20 sacos de cimento? Cá roubalheira!

À volta deste debate de elites estava um médico orgulhoso a conversar com outro: - olha tenho uma pedra na banana que me saiu uma fortuna. Ao que responde o outro longe de tudo: - E o urologista foi careiro na cirurgia? Irritado o primeiro responde: - ***** as bananas da Nini. O outro petrificado soltou arregalado: - não me digas que mudou de sexo?

Fiquei desolado, pensava que ia dar uma porradiha das 4 a puxar os cabelos umas das outras e só me sai estes gajos tontos. Alminhas, alminhas. Vá lá que o Cafôfo, longe disto tudo, foi visto a descascar a bananinha na Festa da Alegria.

A propósito, o cacho foi vendido ao kilo e com a pedrinha a meter o prego no cliente. Arrotou mais dinheiro do que banana, as pestes são rijas como os cornos do Lúcifer. Viva a banana da Madeira, desde que não passe pela Gesba.



Lúcifer, faz confusão, arremata os 125 cachos pelos 2.100€, olha bem para o preço.