A nova Secretária da Doença



Que Pedro Ramos não será o Secretário da Saúde do próximo governo, já não é novidade para nenhum madeirense (ganhe o PSD ou outro qualquer). Que está a ser confrontado abertamente dentro do próprio governo, também não é novidade. Que a Vice-Presidência tem uma espécie de Secretaria da Saúde “sombra”, é um facto. Que já perdeu o controlo em tudo, uma evidência. Que nenhum profissional de saúde lhe liga, é clarinho. Que está já à procura de soluções profissionais na privada para o seu futuro próximo, são boatos muito verdadeiros. Que já ninguém lhe passa cartão a nível nacional, é a mais pura das verdades.

Pedro Ramos anda nervoso e maldisposto, responde mal a toda a gente, fala mais do que deve e diz aquilo que não deve. A mochila devia levar mais calmantes.

Não basta saber que 2019 está mesmo aí chegar e Pedro Ramos vê, de repente e sem estar à espera, o seu calendário político encolher mais rapidamente que as suas calças e camisas na época de Natal.  A traição vem de dentro da própria casa. Parece que a Renovação vai mesmo acontecer mais uma vez na saúde, desta vez com uma jovem talentosa, desconhecida para a maioria, mas muito famosa entre os cavaleiros do poder, com experiência em áreas nas quais Pedro Ramos não risca nada, com uma tendência inata para pessoas com o número 2 e com uma sorte terrível no amor.

Mulher de muitos recursos, com um percurso profissional imaculado por onde passou, a trabalhar pouco mas sempre a espalhar muito charme, sem relacionamentos oficiais nem com Vices ou outros chefões que por acaso lhe deram empregos muito bem pagos e sem nada a ver com a sua formação, a rapariga sempre que se apaixona opta pela discrição por forma a não ser acusada dessas coisas na horizontal.

Tem aproveitado o excesso de tempo livre no seu trabalho e os bons rendimentos para tirar todo o tipo de formações que aparecem relacionadas com a saúde e agora chegou a sua vez. Parece lógico e acertado: se foi a Madeira a pagar o seu ordenado que serviu para pagar os seus estudos e para não trabalhar, agora é tempo de colocar a mão na massa e mostrar o que andou a aprender. Durante anos mudaram-se secretários e administrações, mas esta rapariga manteve-se sempre onde estava e ganhava ainda maior poder: um verdadeiro caso de um “sempre em pé” na saúde. Hoje é a mulher da confiança do homem a quem ironicamente vai substituir: Pedro Ramos. Uns estudam, outras já nascem com o curso: são sortes!

Estamos a falar de Tânia Guadalupe Caldeira, a preparadíssima futura secretária da doença do desgoverno PSD Mamadeira, a arma secreta que vai surgir da Vice-presidência para estancar a cavalgada triunfante de Paulo Cafôfo e que vai resolver todos os problemas da área mais difícil do governo. O facto de ser ainda jovem, mulher e ter a confiança íntima do líder da Secretaria da Saúde B, garante-lhe um lugar de luxo na corrida à sucessão do esturricado Pedro Ramos. Para trás ficou Miguel Pestana, também ele um jovem muito valoroso, mas com o género errado para a função e posição pretendida por Pedro Calado.

Se recolheres um cão que ande meio morto, podes engordá-lo e não te morderá. Essa é a diferença mais notável que existe entre um cão e um homem"
Mark Twain