Na cozinha com Manuel António



Holá amantes da cuzinha madeirençe, como prumetido ouje trazemos a resseita do Bôlo de Mél madeirençe, e nada melhor para esta resseita que o grande Chef Manuel António, o único cuzinheiro madeirençe com cinco estrelas Mixelin.

Manuel António já nos abitoou a grandes resseitas e é um recunhecido cuzinheiro de grandes feitos. Para quem não se lembra, entre as resseitas mais famósas do Chef encontra-se o Banana Flambé caramelisada e o Pudim de Anôna.

Embora já muito ocupado com o menu do congreço de desembro, o Chef assedeu ao nosso convite e veio ajudar-nos nesta resseita de Bôlo de Mél.

Para o Bôlo de Mél do Chef Manuel António a resseita deve ser preparada a tempo uma maça fermentada. Para fazer a maça bastam 10gr de fermento de padeiro, 250gr de farinha e 100 ml de água morna.

Bate-se tudo junto fasendo uma maça de pão que deve ser envolta num pano e rezervada para o dia seguinte num figrofico.
Para o bôlo é neceçário mais 250gr de farinha, 750gr de banha, 500gr de manteiga, um raminho de erva-doce, 50gr de canéla, 12gr de cravinho-da-índia e de Cravo-de-acha, e 12gr de mistura de espessiarias.

O Chef gosta de um bôlo rico e coezo e por isso recumenda 2Kg de Noz, 250gr de miôlo de Amêndoa, 50gr de sidrão, dois litros de Mél de cana, 1 cálisse de vinho madeira meio çeco, e duas culheres de bicabonarto de çódio para o bôlo cresçer.

O Chef também gosta muito do gôsto da laranja no Bôlo de Mél por isso recumenda 4 laranjas que sejam dôsses, para que o bôlo fique com a maça toda hunida.

Comessamos por juntar todas as espessiarias e esmagar num almofaris, as amêndoas, as noses e o sidrão. Entretanto, no cálisse do vinho madeira diçolve-se o bicabornato de çódio. À parte, derrete-se a banha, a manteiga e o mél, junta-se a raspa das laranjas e o sumo, e rezerva-se.

Num alguidar de barro grande, peneiramos os 250gr de farinha e o assúcar e no meio da massa junta-se a maça fermentada e amaça-se bem até termos uma bela maça omogénea. Juntamos depois aos poucos a mistura feita com o mel e a laranja e amaça-se até a maça estar totalmente omogénea.

Depois de bem amaçado, junta-se os frutos secos, o vinho  madeira e continuasse a amaçar até a maça se desprender do alguidar.

Abafa-se tudo com um pano e deicha-se a levedar durante 3 a 4 dias. Findo o tempo divide-se a maça em pequenas formas redondas de 250gr huntadas com manteiga e leva-se ao fôrno quente a 200ºC. Depois de cusido e ainda quente ornamenta-se com noses e amêndoas.

O Chef recumenda que depois se embrulhe em papel vejetal e guarde-se em caichas, e até garante-nos que o seu Bôlo de Mél bem concervado dura anos.
Nota da redação do CM: Este texto foi escrito de acordo com o novo dicionário de português da JSD, 5ª Edição de 2018.