TAPonas neles


Já foi aprazível, a malta aprumava-se, era educada. Depois veio a democracia aérea, as low-cost e as pessoas também ficaram mais "baratas". Vieram os gestores selvagens sob a capa da lei da oferta e da procura. Pagamos logo se queremos garantir preço e lugar, muitas vezes com muitos meses de antecedência a dar liquidez à TAP. Vieram os terroristas, os declarados e os sonsos, começamos a ser apalpados para embarcar, a fazer raios-x, a mostrar os líquidos até 100 ml. mas ninguém liga se a bexiga vai cheia. Os ambientes a bordo vêm decaindo, as malas também, chegam-nos ao pé depois do tá no "ari", transporte aéreo é transporte aéreo. "Gosto" da meia hora no autocarro das low-cost em Lisboa e de quando mandam o rebanho para a pista porque o hangar, apesar de constar como custo na passagem, não presta o serviço. Com tanta confusão, o ambiente é propício para falhas, até porque os funcionários também se querem "baratos".

A mim já deu prazer voar, hoje é uma maçada, nunca mais surgem as deslocações do tipo Star Trek. Paga-se caro e somos capazes de vir com uma equipa de futebol histérica ou um raio de um pequeno sem educação em casa. Mas, dentro de toda esta categoria de maçadas e desprazeres, os madeirenses são uns passageiros singulares que pagam Business na Qatar Airways mas voam económica na TAP, quando voam, atrasos e cancelamentos é normal. Àquele preço "baratucho" são sempre os que levam com as dificuldades operacionais, são os que comem e calam para defender a imagem internacional. Atendimento a reclamações dos madeirenses recebem ratting de lixo. É assim que a TAP ganha prémios e regulariza as suas finanças, com os madeirenses, esses espoliados de uma rota deficitária a preços chorudos, quanto se chora! Quando a malta se passa, surgem os gestores da TAP que nos informam de que é a lei da oferta e da procura, nunca da safadeza ou da avareza, porque é bom se meter o pé em cima para não levantarem nem cabeça nem voz, melhor ainda cancelar e deixar apeado. Isto parece serviço de comboio em terreola isolada.

Cara TAP, estás a precisar de umas taponas, não respeitas, eis reincidente. Destróis a planificação dos madeirenses, as ligações internacionais e o destino turístico mas, terás sempre uns políticos bananas que estão ao teu pé para o charme, como o avião clássico, os madeirenses a dormirem no chão não conta. Com tantos indicadores há tanto tempo, quando a SATA está boa de se apanhar, o Governo Regional resume-se ao habitual, não resolver nada. Uma atitude deveras escabaçada, desde sempre, até com sabichão errante, ora deputado com o rabo entre as pernas. E vai somando, trato de gatuno e terrorista, custos das passagens aéreas, inoperacionalidade e cancelamentos. Chegaremos ao dia que para não passar por isto faremos com antecedência 24 horas aprazíveis de ferry em vez 24 horas deitados no chão do aeroporto ou a mendigar de balcão a balcão. A telefonar para números impedidos, a pagar chamadas de valor acrescentado para nos atenderem das suas faltas. Quando atendem. Quantas vezes fazemos a despesa da chamada e do valor acrescentado e desistimos de horas a fio. Até as falhas da TAP lhes dá rendimento. Puta que os pariu!

As passagens aéreas de e para a Madeira provocam custos exorbitantes, rendas fixas e maus tratos. Estamos fartos, depois ainda nos vão bater no balcão da TAP a pedir modos quando nos tratam como cachorros sem direito à palavra? Não pagamos para isto! Suspeito de mais um Verão endiabrado e férias estragadas. Já há passageiros que vão de cancelamentos em cancelamentos.