Agora a sério, o busto do Ronaldo.

Aeroporto da Madeira tem novo busto de Cristiano Ronaldo
Foto Hélder Santos ASPRESS no DN online

O Governo Regional, bem ou mal, encomendou e pagou (normalmente é assim) um busto para destacar o fenómeno madeirense do futebol no Aeroporto do Madeira que, recebeu o seu nome apesar de não interferir nos códigos IATA ou ICAO.

O "produto" ou bem, propriedade da RAM, sem desgaste ou consumo previsível, desaparece e é colocado no seu lugar outro "produto similar". O acto não seguiu os procedimentos de contactar as partes do processo do primeiro busto e obter autorização, o Governo Regional e o Aeroporto, o que configura, no mínimo, um abuso de confiança apesar de todas as atenuantes que se queiram dar pelo facto dos visados pelo busto quererem alterá-lo. Mal disfarçado, com o decorrer do dia de ontem foi evidente que Aeroporto e Presidência foram apanhados de surpresa.

Estamos a criar demasiadas excepções à lei e à regra aos que têm poder económico ou de notoriedade na Madeira. A quantidade de casos é avassaladora e são exemplos para que cada um na sociedade comece a fazer o que quer e entende quando quiser e isso chama-se caos.

Por outro lado, é preciso dizer que o busto é propriedade da RAM que claro, precisando este Presidente do Governo Regional de cair em graça, como de pão para a boca, e já acostumado a ser desautorizado por culpa dos seus desaires, flops e erros provindos da presunção, vai engolir em seco sendo Cristiano Ronaldo uma figura a quem se gruda frequentemente para simular sucesso. O poder politico de cócoras perante o poder económico ou da notoriedade.

A imagem daquele busto correu mundo e curiosamente, sendo um subproduto da imagem de Cristiano Ronaldo, é capaz de ser mais conhecido do que o Vinho Madeira. Aquele busto, gerado por aselhas até chegar ao pedestal, venceu pela sua "originalidade". Não deixa de ser um "case study" de o que importa é ser falado. Se pago o valor do tempo de antena a que teve direito por todo mundo, provavelmente teríamos boa parte da dívida escondida paga.

O autor sente-se ofendido, o Governo Regional entalado, o Ronaldo desgostoso mas, se o busto é colocado à venda, de preferência por leilão e licitação, muito provavelmente aparece um louco a dar uma fortuna e só nesse momento, porque alguém valoriza, é que a Madeira observará a sequência de erros que se cometem na Região por não ter regra nem ordem e ser comandada por um grupo de bestas.

Quero terminar dizendo o seguinte, quando se atinge a fama é para se dar o exemplo não para se aproveitar dela e não cumprir com as regras, isso é ser oportunista. Não me venham os ceguinhos do futebol interpretar isto de outra forma, leiam como está, se fosse o fisco na Madeira a tomar conta do caso Ronaldo cobraria 18 milhões? Como faz ao Sousa e ao Pestana?

Assim qualquer um enriquece e compra tudo, basta não cumprir as regras. Estou em crer que algum, se não muito, do dinheiro que compra ou tem posse de bens imóveis na Madeira tem uma proveniência ilícita ou da fuga às suas responsabilidades com o fisco. Enquanto uns gozam destas excepções, os outros são povo instruído para ser cumpridor que não levanta cabeça na vida. O 112 de todos estes espertalhões que estão no planeta Terra para viver a vida. Estes que nos roubam para não termos quando não nos metem em "default". Aos cumpridores que morrem cumprindo ninguém estende uma passadeira de excepção.

Custa ser povo lúcido e ver tudo isto, aquele que conta os trocos, que tem vencimentos cortados, carreiras congeladas e impostos sem retorno como no caso da saúde para a qual basta ser um notável que não paga impostos para ter outro tratamento. Pensem nisto!