Mobilidade empurra RVM para o fundo

Enviado por Denúncia Anónima 
Quinta-feira, 16 de Agosto de 2018 16:06 
Texto e título enviados pelo autor. Ilustração colocada pelo CM.

Os Madeirenses sempre viveram condicionados, entre outras coisas, pela mobilidade. Ultimamente esta situação tem se agravado ao ponto dos próprios números do turismo mostrarem que os condicionalismos do aeroporto e os preços inflacionados das passagens aéreas estão a dar má imagem ao turismo na ilha. 

Paralelamente aos cada vez mais frequentes problemas do aeroporto, temos uma ligação marítima por ferry ao continente português que não revela ser uma aposta com confiança pelo governo regional pois claramente cede aos interesses do operador que é o mais interessado em que a linha não tenha sucesso. A incerteza da continuidade ou não da linha, aliada a preços de transporte para não-residentes que não fazem sentido (uma viatura pode ter um custo de transporte no sentido Portimão - Madeira até 6 vezes superior que o percurso inverso), parecem dizer ao cliente para não escolher este transporte tão versátil.

Com todos estes condicionalismos, até o desporto regional perde. Veja-se o caso do Rally Vinho Madeira. Uma prova que chegou a ser candidata ao WRC mundial de rallys e que este momento está fora do Europeu de ralis (perdeu para os Açores esse estatuto) e está a caminho de poder sair da "segunda liga" dos rallys europeus, que é o TER  ( Tour European Series), precisamente por causa da questão da mobilidade.

Note-se os comentários do organizador do TER:

"Contudo, a prova insular não terá a vida fácil para se manter no calendário, pois "a ilha tem uma excelente localização, mas infelizmente parece sofrer de alguns problemas (por exemplo, voos) que, sem uma solução actual, dificultam que os pilotos, equipas e fãs se comprometam com a prova.
...
Os custos do rali da Madeira são obviamente altos, e o que me assusta mais é a falta de opções e assistência quando as viagens de avião se tornam difíceis", afirma a mesma fonte oficial. "Nós acreditamos que isto não é responsabilidade do organizador, mas sentimos que as autoridades (turismo) deveriam tentar encontrar uma solução, não só para o rali, mas para o interesse global do turismo."

A Madeira está a perder nome, eventos e turismo. Até as provas desportivas com história começam a ficar para trás. Será que o pior ainda está por chegar?

Link para notícia completa: Sportmotores