Infestação de Carrapatos


O Correio da Madeira soube que nos próximos dias se prevê nas serras altas da Madeira uma grande infestação de carrapatos e recomenda os maiores cuidados nos passeios, piqueniques, em zonas que seja normalmente frequentada por gado. As temperaturas elevadas que se prevê nos próximos dias são propícios à propagação descontrolada de carrapatos.

Das muitas espécies de carrapatos que existem, o Amblyomma cajennense  de cor alaranjada é o mais  perigoso e vive  normalmente escondido no mato rasteiro.  Os carrapatos são artrópodes da ordem dos ácaros e ectoparasitas. São parasitas hematófagos, ou seja, fixam-se na pele e alimentam-se do sangue de seu hospedeiro, e são responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças.

Os sintomas podem variar de acordo com a patogénese, ou seja, depende da forma e intensidade como agridem os organismos, que pode ser por meio de vírus, bactérias, ou protozoários e riquétsias, e pode em casos extremos provocar a morte.

Se for atacado por um carrapato mantenha a calma, e, em caso algum, tente arrancar o carrapato vivo da pele, visto que a cabeça do parasita pode ficar presa e continuar a infeção. Utilize uma pinça e um alcaloide para mata-lo e arranque-o bem devagar pela cabeça e inteiro.

No ser humano as zonas mais propícias são as pernas, braços, seios, virilhas, entre os dedos, e em alguns casos graves, os órgãos genitais.

Se tenciona passear na serra nos próximos dias leve roupas claras, calças e camisolas de mangas compridas, e caso seja possível, utilize previamente um shampoo como o CITRONELLA 250ml que é um bom repelente.

Se por acaso for mordido por um carrapato e surgirem sintomas de febre dirija-se imediatamente a um Centro de Saúde, ou ao Serviço de Urgências. 

"Entre os animais ferozes, o de mais perigosa mordedura é o delator; entre os animais domésticos, o adulador"

Diógenes