Powerbank


A crescente limitação do tempo de vida útil dos equipamentos, por ditadura dos fabricantes para promover "rendas fixas", ou seja, a previsibilidade de vendas, levou a que os mesmos aderissem à solução da Apple em tornar as baterias dos telemóveis inacessíveis. Se vínhamos notando que através do Sistema Operativo (SO) era possível desadequar o equipamento às aplicações que iam saindo (uma aplicação não funcionava num SO de versão mais antiga) agora vemos que o fim de vida útil da bateria leva-nos ao desespero porque a carga não dura para um dia nos exigentes smartphones. No entanto, ao contrário do SO inacessíveis, a solução da bateria inacessível produziu outro produto e mais um negócio, os powerbanks. Baterias externas portáteis que nos socorrem a carregar o smartphone em qualquer sítio sem uma tomada por perto. Ainda assim, no limite, poderá chegar a um tempo onde a bateria está tão desgastada que o smartphone só funcionará com o powerbank sempre ligado, algo que desenrasca (dependendo do tamanho do powerbank) mas que não é nada funcional. Um powerbank é um prolongamento da vida útil do smartphone mas atenção que a antiguidade do SO também vai "atacar".

O powerbank foi dos gadgets mais bem sucedidos do mercado, com utilidade inequívoca. Por alturas da loucura com o Pokémon Go as suas vendas dispararam em 200% promovendo a sua popularidade no mercado.

Para comprar um powerbank deve verificar a capacidade da sua bateria em miliamperes para adquirir um equipamento de pelo menos uma capacidade igual e assim preencher toda a carga por uma vez. É evidente que um powerbank com miliamperagem (mA) superior vai lhe dar mais autonomia (e mais peso para carregar), ou para mais carregamentos no smartphone ou para múltiplos equipamentos (smartphone, tablet, etc).

Os powerbanks vão inovando, mais capacidade por menos tamanho e peso, com lanterna, com carregamento por energia solar, por proximidade sem ligação por cabo, com mais portas USB, indicação de carga por pequeno ecrã de cristais líquidos, por estar embutido noutros equipamentos para evitar mais um elemento, etc. O certo é que um powerbank compra-se pelo dinheiro que se quer despender na maior mA possível. Procure sempre uma review sobre o produto em vista, publicitar uma carga não significa cumprir na prática.