Gurushots



Da literatura saltei até à fotografia. Mas porque é que uma celebridade da literatura vai falar de fotografia? Por uma razão de justiça e alerta para que as pessoas não caiam em armadilhas do mundo digital, sempre em busca de lucros fáceis como tem sido apanágio neste arquipélago, nos tempos mais recentes.

Gurushots é anunciado na internet como um jogo/concurso de fotografia que promete prémios aliciantes, patrocinados por empresas do ramo. Existem mais sites e concursos do género, mas vou falar sobre este com conhecimento de causa - estou a participar.

Cada concorrente pode inscreve-se utilizando o login via facebook ou conta de email. A seguir escolhe um ou vários desafios de fotografia, podendo submeter até ao máximo de 4 fotos por desafio. Feito isto, o concorrente passa à secção de votação em cada um dos desafios em que participa. A votação é secreta não existindo identificação dos autores. Quanto mais votamos, mais as nossas fotos aparecerão nas filas de cima dos outros concorrentes que estão a votar. Os desafios têm duração máxima de 18 dias, período durante o qual as fotos são votadas, subindo na tabela classificativa desde "popular", "skilled", "premier", "elite", "all star" e em diversas percentagens escolhidas pelos gurus do site.

O concorrente começa como Newbie e vai avançado na carreira conforme os desafios concluídos com boa pontuação, passando por Rookie, Challenger, Advanced, Veteran, Expert, Champion, Master e ... Guru.

O site pede que se concorra com fotos originais tiradas pelo concorrente ou devidamente
cedidas por outrem. Desaconselham submissão a concurso de fotos tiradas da internet, descartando a responsabilidade para as autoridades competentes. No entanto, eu Almeida Garrett, quis saber mais e pedi apoio técnico e descobri alguns dados interessantes: o algoritmo para gerir o site e os milhões de fotos submetidas a concurso, foi criado em Israel. Os gurus gerentes do site ganham dinheiro através dos patrocinadores, mais publicidades dissimuladas ao clique ao estilo AdSense. O objectivo é criar muita participação, mas subtilmente travando os concorrentes para que não cheguem ao topo muito depressa.

Posto isto inscrevi-me no concurso por sugestão de amigos que já estavam a participar. Os meus amigos estão a concorrer de forma honesta, com as suas fotos de autor, seguindo as normas das boas práticas. Demoram imensos dias para alcançar pontuações que lhes dão direito a subir no ranking. Pelo meio têm dias em que o algoritmo bloqueia as pontuações, com vista ao tal travamento na ascensão da carreira. Uma das ferramentas é o swap, em que podemos trocar uma foto com má votação, por outra que achemos que tenha mais qualidade. Assim que a foto nova ganhe mais de 50 votos que a que lá estava, considera-se swap com sucesso. Mas até nisto o algoritmo tem falhas, havendo reclamações dos concorrentes por não serem atribuídos swaps com sucesso, travando a progressão na carreira. Mas que máquina diabólica esta !!!

Vesti o fato de Diabo, imitando o nosso querido Lúcifer Belzebu destas páginas, e submeti a concurso umas dezenas de fotos tiradas do Google, pesquisa de imagens em alta qualidade, passando-as antes por um editor de fotografia que lhes retirou as características técnicas associadas. Qual não é o meu espanto em duas fases: primeira - encontro na pesquisa do Google fotos muito idênticas às que estão a concurso no site; segunda - as fotos que submeti, ultrapassam em questão de 2 dias as votações que os meus amigos honestos estão a tentar há 6 ou 7 dias !!!

Isto quer dizer que para dar a volta ao concurso nem é preciso ter máquina fotográfica !!! Basta ser um bom trapaceiro e ter alguns conhecimentos de informática. Pelo meio disto tudo eis que fica um mistério no ar: há muitos fotógrafos da chamada "nata insular" que estão a participar, alguns com um ranking elevado. Fica a pergunta: com mérito próprio? Ou tal como eu, fazendo trafulhice barata, só para se armarem em bons na comunidade dos fotógrafos?

Afinal Gurushots não passa de uma máquina virtual, um algoritmo que dá de mamar a uma certa elite.
Bem nasce em todos os climas a semente da liberdade; mas desde que lhe germinam as folhas seminais, há-de haver um Washington que a monde, e ampare, ou os espinhos são tantos logo, tantos os cardos e abrolhos, que a afogam".