Os bandidos do porto


Enviado por Denúncia Anónima
Segunda-feira, 4 de Março de 2019 01:41
Texto, título e ilustração enviados pelo autor.

Lugar que roda muito dinheiro atrai muitos bandidos e os nossos portos estão repletos, o que explora e não paga nada, os das obras inúteis e mal feitas que estão a destruir a nossa reputação, os tachistas que sem condições têm o beneplácito do PSD-M para irem lá para ganharem bom dinheiro e fechar os olhos aos interesses dos barões.

Temos o mar a subir até ao mercado, o permanente assoreamento das ribeiras por rebaixamento, bares em pontões expostos às intempéries do mar, o Cais 8 que já é só parede de protecção ao aterro quando os cartazes a anunciavam tinha mega-cruzeiros, o mesmo que desvia as ondas para dentro do porto e põe os navios todos a bailar até rebentar amarras. 

Temos a mania de construir uma lota, um museu de carros, depois da barraca do hotel que pôs a Madeira a ser falada no estrangeiro por causa de uma cisterna de gás. Temos uma área de ferry onde os poucos estacionamentos são para um restaurante, temos cabeços de amarração desadequados para os navios de hoje, temos uma lota incapaz de processar o pescado que os nossos pescadores trazem da faina, temos um terminal de passageiros que não serve para nada, temos mangas para embarque e desembarque mal compradas, que não servem nem funcionam, dinheiro para deitar fora. Temos um gerador ao lado do edifício a apanhar as mesmas condições de mar a subir o paredão. Temos um governo que quer construir uma extensão do porto numa área já muito profunda que nos vai levar coiro e cabelo. Temos o cais norte com os pilares metidos na água a perigar.

Temos uma administração da APRAM incompetente e facilitadora de negociatas que cada vez mais privatiza o porto comercial e de navios de cruzeiro, quando o operador não respeita os funcionários (estivadores e pessoas da amarração de navios).  Temos um porto comercial com pedaços de cais separados, um navio afundado (Vagrant), com gruas avariadas, sem política ambiental implementada, degradado e com buracos onde máquinas deslocam contentores.

Temos uma marina desgraçada por meter ondulação que retira segurança e querem fazer uma obra de desvio da Ribeira de São João que vai acabar por mandar a água para dentro da Marina. Temos uma marina nova onde os pontões foram fixados com parafusos ridículos e instaladas "cavalariças" disfuncionais. Não temos fiscalização dos fumos que os navios deitam e há uns abusadores. Temos confusão com um ferry essencial para o continente que nunca mais assenta.

Substituíram uma praia por paredes de cimento, como não há coragem para partir o Cais 8, em vez de aumentar, diminuímos área acostável de navios. Temos um navio acabado de inaugurar que apanha com um bloco de cimento no casco (o do cabeço de amarração) mas ainda dialoga, não se queixem. Não há solução em tempo útil para esta situação que vai matar o turismo de cruzeiros na Madeira com o passa palavra. Vai começar a época alta dos navios de cruzeiro a passar por aqui e só temos um lugar para um navio que é mais ou menos para atracar.

Isto parece mentira mas não é, é a política de Portos do PPD/PSD no mais completo desastre e incompetência, não tenho o direito de dizer PSD RUA?! Claro que sim, isto é medonho!