Porquê tantos incêndios nas serras de Câmara de Lobos?


Quando só se fala de Covid em Câmara de Lobos quero alertar para o facto de a miúde haver incêndios nas zonas altas deste concelho, Estreito, Jardim da Serra, Covão, etc, e muitas vezes de madrugada. As autoridades devem averiguar os interesses ou pirómanos que andam por trás disto. Se isto continua assim até ao Verão vamos ter choros.

Na serra não pode haver pastorícia por causa da preservação de espécies vulneráveis e temos que preservar o manto natural da ilha mas há aqui outra questão, porque não fazer descer estes animais ou criar "rebanhos comunitários", para controlar todo mato combustível nestas zonas de incêndios? Assim juntava-se o útil ao agradável. Deveriam ser as juntas de freguesia, mais a par da comunidade, a orientar.

Estes rebanhos não fariam só o consumo do "combustível" como colocariam mais gente atenta ao que se passa e a estes pirómanos.

"Um rebanho de cabras sapadoras, tem por base, optimizar, técnica e economicamente, a gestão de pastoreio (...) a constituição de um rebanho de cabras sapadoras (rebanhos comunitários), tem como objetivo a prevenção dos incêndios florestais, promovendo a gestão dos combustíveis, mas também, gestão de habitats, gestão paisagística, fertilização dos solos e atração turística (...)."

Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira, 24 de Abril 2020 12:37
Texto e título enviados pelo autor. Imagem CM.