Máscara, sim ou não?


Alguma coisa não bate certo na ação do governo da madeira é que, no mesmo dia, diz-se que os testes não serão generalizados e agora que as máscaras não são obrigatórias. Acho que estão a baixar a guarda e a deixar a população mais crente de que isto está "controlado", depois não se queixem de que as atitudes mudaram. Falta de dinheiro, despesa muito grande ou falta de produto? Eis a questão! É que os enfermeiros vão deixando escapar que não estão lá muito protegidos e se eles se queixam, então cá para fora a situação é menos exigente apesar de igualmente importante.

Eu acho que o uso da máscara deve ser obrigatória e com instruções claras na RTP-Madeira ou folheto junto com a sua venda ou entrega, porque usar e depois manusear mal vale pouco! O problema deste debate é haver uns a favor e outros contra mas temos visto que das várias estratégias, na Ásia venceu a máscara há muito tempo, nós só agora encaramos isto como hipótese quando passamos muito tempo a achar os asiáticos uns esquisitos em tempos sem pandemias. Alertas pertinentes:
Só usar a máscara pode não ser totalmente eficaz. (...), a lógica de usar a máscara cirúrgica vem da ideia de que "se protege um cirurgião, irá me proteger". "Um estudo recente mostrou que as máscaras cirúrgicas podem ser uma fonte de contaminação bacteriana na sala de operações. Embora tenham sido projetadas para prender as bactérias que saem pelo nariz e pela boca do cirurgião, o estudo encontrou bactérias no exterior das máscaras usadas."
... poucos sabem como utilizar o produto da forma correta — o que pode minar qualquer efeito protetor. "As pessoas que usam a máscara também devem tomar medidas especiais ao removê-la para garantir que não estejam se contaminando com as partículas virais que a máscara filtrou", ( ... ). "Se você não usar a máscara corretamente e não removê-la adequadamente, mesmo a melhor máscara não será útil."
Para mim deve-se usar máscara mas deve ser acompanhada de formação. Não concordo com as máscaras laváveis porque expõem as pessoas a mais erros mas não quero condicionar ninguém nem o trabalho de muitos. E para estragar todo este debate às tantas a viseira é o ideal porque pelos olhos também nos contagiamos! O Covid-19 infecta pelas gotículas de saliva, espirros, acessos de tosse, contato próximo e superfícies contaminadas quando usamos as mãos em contacto com as vias áreas ou directamente pela boca, nariz e olhos de quem estiver próximo.


Enviado por Denúncia Anónima
Quinta-feira, 16 de Abril 2020 14:21
Todos os elementos enviados pelo autor.