A crise aumentará o autoritarismo


Os madeirenses têm um grande defeito, têm medo de tudo. Na hora da verdade fraquejam. Toda a crise tende a aumentar os poderes dos autoritários, sejam ele de natureza económica ou oligarca, e torna-se um passeio dos ardis que manipulam o medo para aumentar a sua influência. 

O povo acha que a única via para se salvar, apesar dos repetidos exemplo, é insistir no erro. Por isso, mesmo desconfiando que do vê nada bate certo, encolhe ombros e entrega-se nas mãos do sistema.

Não estamos longe de uma segunda vaga de Covid-19 que se vai precipitar através das excepções da chamada elite, essa que pressiona o governo para decidir em seu favor, para se salvar nos expedientes mas, que como já vimos, é incapaz de ser solidária. Nos piores momento continuo a pensar só em si.

O poder económico nascido na vigência de 40 anos de poder do PSD aumentará, comprará ainda mais tudo e vai tornar os madeirenses os seus escravos. Com medo deixarão, até que um dia, a cada vez maior avareza tornar impossível viver nem a iniciativa privada ser possível. Até ao dia em que a justiça se converta integralmente parceiro oligarca e nada do que é supostamente lei fazer sentido. Quando o povo acordar na ditadura "diplomática", será imensamente pobre e silenciado, como na Venezuela. Muitos dos que colaboraram para isso pensarão como foi possível, lavando as mãos como pilatos mas sentindo que foram usados num momento, pensaram-se importantes mas empobreceram e fizeram empobrecer. Disputarão as migalhas que até então o povo recebia e perceberão, tarde, a voracidade da ditadura.

O poder político, todo ele comprado ou vendido pelo poder económico, continuará a dizer coisas bonitas ao povo sem qualquer utilidade e, se ainda não foi suficiente ver como a população empobrece, daqui em frente será pior. Eles falam em si, em nós mas só dá eles.

Quanto aos que ainda acreditam em dar a volta a isto, andam aí dispersos sem força alguma, enquanto isso os DDT's serão como bancos, grandes ou importantes demais para caírem ... dizem eles. Uma população inteira nem entra na equação por rendimentos decentes, a riqueza bem dividida e uma verdadeira democracia não dependente. Isto em tempo normal, imagine o que não vão invocar nesta oportunidade da crise, é um pouco como os preços dos combustíveis ...

Ditadura não é palavra forte, basta ver o que significa e começar a picar ponto a ponto. Mesmo em contexto europeu vai havendo. Você é livre?

Enviado por chat Facebook
Terça-feira, 28 de Abril 2020 08:26
Todos os elementos enviados pelo autor.