Os madeirenses serão estrangeiros?


Bom Dia, o meu texto para publicar.

Começo a achar que há paranóia, como este governo não é grande espiga até as coisas mais naturais são entendidas como um risco para a imagem pública. A orientação deste governo é por telecomando dos lóbis e da agência de imagem e isso não é naturalidade nenhuma, depois geram-se desconfianças como as que acontecem diariamente naquelas conferências de imprensa. E não se pode perguntar nada, por isso aparece mais este anónimo no CM.

Sou leigo na matéria mas queria dizer o seguinte, há uma contagem DGS e outra contagem regional, nem sempre coincidentes mas depois falta uma que diz respeito a todos os portugueses, estando no país ou na diáspora. Falta a contagem dos portugueses falecidos que estão por toda a parte porque estão "globalizados". O conceito de país na globalização tem que mudar, até porque o vírus ensinou isso! País é muito mais as pessoas que dão corpo à história e não a parte física que é puro inerte.

Os madeirenses falecidos de Covid-19 no Reino Unido vão ser contabilizados em Portugal e na Madeira ou vão ser estrangeiros? A propaganda dos melhores que a DGS já não dá para vingar, vão varrer este facto para debaixo do tapete? A xenofobia que criaram para mobilizar o povo foi a pior coisa que fizeram porque agora ninguém gosta de perder o orgulho e dar razão que foi tudo muito exagerado e que o vírus não tem nacionalidade nem origem. Se não querem estigma em Câmara de Lobos porque actuaram de maneira diferente com outras nacionalidades quando ainda estavam cá? E agora os madeirenses que estão fora?

Não é um assunto menor porque o reconhecimento pode ajudar muito a repatriar e ajudar as famílias que perderam os seus entes queridos, e mais não digo.

É tudo o que tinha para dizer. Obrigado.

Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira, 24 de Abril 2020 11:57
Texto e título enviados pelo autor. Ilustração CM.